domingo, 20 de julho de 2014

Máquina de Lavar com Bomba d'água Fazendo Barulho

Cliente: Ana
Equipamento: Máquina de Lavar Consul Maré Super 10Kg
Problemas: Forte barulho de motor ao ligar a bomba para esvaziar a máquina e também o cesto de roupas parece não girar com força durante a lavagem.

As máquinas de lavar Consul, principalmente as mais simples, são muito boas na durabilidade e na hora da manutenção com peças baratas e de fácil substituição. A máquina à seguir estava com um ronco muito alto proveniente da bomba d'água que ao entrar em ação para esvaziar a máquina produzia um ruído alto e incomodo. Outro ponto era o fato do cesto e o agitador de roupas às vezes não ter força para girar durante o ciclo de lavagem no mais a máquina estava funcionando normalmente mesmo após cinco anos de uso sem nenhum tipo de manutenção.





O primeiro passo foi comprar a bomba d'água nova que é vendida completa ou somente o motor, que neste caso era a melhor opção. Comprado o motor por um preço ótimo era a hora da troca.



Depois de remover a máquina do local, pode-se trabalhar com ela deitada, lembrando de esgotar totalmente a máquina primeiro.
Ao olhar embaixo da máquina é possível identificar a bomba d'água facilmente, pois é dela que sai a mangueira que vai para fora da máquina:


Para remover a bomba, remova os conectores de energia e retire os três parafusos que a prendem no grande tanque de plástico:


Após soltar os parafusos pode-se então desconectar a mangueira e remover a peça por completo:


Após a remoção é necessário fazer uma limpeza das peças pois certamente terá muito acúmulo de resíduos de sabão e sujeira.
Com a peça fora da máquina separa-se o motor da carcaça da bomba que neste caso são os dois parafusos indicados:



O motor da bomba resume-se a somente esta peça:


Trocado o motor, é hora de colocá-lo na máquina montando os dois parafusos do motor na carcaça da bomba e depois os três que prendem o conjunto no grande cesto. A fiação não tem polaridade definida podendo ser conectada em qualquer ordem.



Após a troca da bomba o primeiro passo para verificar a falta de força durante a lavagem era verificar a correia. A correia da máquina fica atrás de uma proteção de plástico conforme mostra a imagem e as indicações mostram os parafusos para removê-la:


Removida a proteção é possível observar que a correia está bastante frouxa podendo ser este o problema, para ajustá-la apenas afrouxa-se os dois parafusos que seguram o motor principal da máquina, cuidando para não afrouxar demais e dificultar a regulagem.



Com os parafusos frouxos afasta-se o motor até a correia ficar tensionada, cuidando para não tensionar demais o que provocará danos aos rolamentos, polias, motor e a própria correia. A tensão correta é o ponto onde a correia fica reta sem fazer força para afastar o motor.


Após o ajuste, monta-se a proteção de plástico e a máquina está pronta para a luta novamente.

Espero que este roteiro ajude na hora que alguém precisar trocar uma bomba d'água ou ajustar a correia.

Abraço à todos,
Anderson.

3 comentários:

  1. Te agradeço muito pelo esclarecimento da bomba d´água. Foi muito útil.
    Nadia

    ResponderExcluir
  2. A minhaaqui na é de 10 kg a maratona e Eletrolux quando tá esvaziando faz barulho serar que é a bomba dagua

    ResponderExcluir