sexta-feira, 5 de junho de 2015

Cafeteira Elétrica Britânia CP38 sem aquecer

Equipamento: Cafeteira Britania CP38
Problema: A cafeteira passou a não esquentar mais e em consequência não passando mais o café.




As cafeteiras elétricas são bastante simples na sua concepção e de fácil manutenção. Os problemas mais comuns são a queima do fusível térmico, a queima da resistência e ainda a falha no sensor termostato.

Na cafeteira a seguir mostro a substituição da resistência que foi o que queimou.

Para abrir a cafeteira deve-se remover os pés de borracha pois abaixo sempre há algum parafuso. Removendo todos os parafusos da tampa inferior é possível acessar o conjunto responsável pelo aquecimento.





O primeiro passo foi medir a resistência, o fusível térmico que fica no lado da resistência e o termostato que está no centro da foto anterior. Com a ajuda de um multímetro pude apurar que a falha era realmente a resistência que possui o formato de uma ferradura. 
Para remover o conjunto basta soltar os dois parafusos da chapa de fixação.




Os fios são prensados na peça sendo necessário cortá-los para remoção.



Adquiri o kit da resistência no mercado livre com o vendedor Humberto Bordon que me enviou prontamente o kit a um preço muito bom.

Durante a montagem identifiquei que a resistência anterior tocava em poucos pontos a bandeja da jarra podendo ser este o motivo da queima. Para que o problema não se repita, lixei a resistência nova com uma lixa esticada em uma superfície plana garantindo assim um melhor contato entre as peças. Além de lixar utilizei na montagem pasta térmica que também auxilia na condução do calor.



A conexão dos fios com a nova resistência deve ser feita através de terminais prensados nos fios e não com solda pois o estanho certamente derreterá durante o uso da cafeteira.




Feito o reparo era hora do teste, e ao ligar a cafeteria já foi possível observar a temperatura aumentar na chapa de aquecimento da jarra.



Após montar é sempre bom passar algumas vezes apenas água para fazer uma limpeza dos componentes internos que ficam em contato com a água.

A forma de fazer manutenção neste tipo de cafeteira é parecida com todas do mesmo tipo e marcas. Aplica-se para as cafeteiras CP15, CP30, Mallory, Walita, Mondial, Electrolux e por diante...

É isso aí,
Anderson.

7 comentários:

  1. Amigo tenho uma di mesmo modelo mais ela não liga já fiz todos os testes que vc falouais ela não liga nem o relógio do painel da frente o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente o capacitor que fica em série com uma das entradas de energia deve estar aberto, visto que este equipamento não possui transformador.

      Excluir
  2. Amigo tenho uma di mesmo modelo mais ela não liga já fiz todos os testes que vc falouais ela não liga nem o relógio do painel da frente o que pode ser?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Anderson,
    tenho esta cafeteira em 127v, e aqui onde moro e 220v,
    ela foi ligada em 220v e parou de funcionar,
    para eu estar usando ela em 220v, preciso trocar a placa da fonte, a resistência e o rele térmico.

    Obrigado.
    Marcio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Será necessário trocar a resistência e acredito que mais o capacitor em série com uma das linhas de alimentação, pois a placa interna opera a 12Vcc. O restante deve suportar.
      Obrigado.

      Excluir
  4. Minha cafeteira saiu fumaça ao fazer café hoje. Qual será o problema?

    ResponderExcluir
  5. Comprei a 15 dias uma cafeteria inox da Britânia,o café já sai morno, é normal?

    ResponderExcluir