sábado, 7 de junho de 2014

Motor da Trava Elétrica do Gol G5 2009

Cliente: Anderson
Equipamento: Trava elétrica original do Gol G5 / Fox / Voyage / Saveiro
Problema: A trava não funciona.

Um problema muito comum nas travas elétricas é a queima do motor que faz o pino subir e descer. Não é uma tarefa simples arrumar, requer uma certa habilidade para desmontar a porta e a própria fechadura e é isso que mostrarei nas imagens à seguir.

Outro fato é que dificilmente conseguimos o modelo exato da fechadura para substituir no carro, neste caso utilizei o motor de outra fechadura que era de uma porta traseira de um Fox sendo que no Gol o motor queimado era o da porta do motorista, sem problemas, o motor é o mesmo. O motor também pode ser comprado no mercado livre.

O primeiro passo é desmontar a forração da porta para isso remova os parafusos indicados:



Após remover os parafusos é necessário forçar a forração para fora, começando pela parte de baixo e das laterais, depois é só desencaixar da calha que faz o acabamento com o vidro e o pino da trava.

Removido a forração desconecte os cabos, o cabo de abertura da porta e remova as fitas que dão acabamento, lembre-se de não estragar o plástico pois é este que evita que entre água no carro.



Feita a parte interna vamos para os parafusos da fechadura, nestes é necessário atenção quanto ao parafuso que segura o tambor da chave junto a maçaneta (seta amarela na imagem). Este deve ser desparafusado até soltar o tambor da chave, para isso mantenha uma das mãos puxando o tambor para fora. Não se deve remover este parafuso pois ele segura uma chapa responsável por travar o tambor e quando isto solta é muito ruim para colocá-lo novamente.



Removido o tambor, deve-se desconectar o cabo que faz a porta abrir quando puxamos a maçaneta, utilize uma chave de fenda pequena e puxe para fora o terminal de plástico.



No interior da porta novamente, deve-se soltar o parafuso da calha do vidro, pois esta atrapalha na hora de remover a fechadura do carro.


Para retirar a fechadura de dentro da porta são necessárias algumas manobras mas nada impossível.

Com a fechadura em uma bancada pode-se então desmontá-la

Removendo os parafusos da parte traseira e da lateral onde tem a chapa de metal, deve-se liberar as travas que auxiliam no fechamento da peça. Após isto com algumas manobras na alavanca de abertura (a que tem o pequeno cabo de aço) a fechadura abre em duas.

Bom, a troca do motor não tem segredo, basta marcar a posição dos fios antes de desconectar, pois se der errado, somente depois de tudo montado é que saberás que esta errado!

Evite utilizar um motor que não tenha o eixo alongado, pois se o fizer a peça de latão que faz girar a engrenagem vai desgastá-la em pouco tempo.

Na hora da montagem, posicione primeiro a mola do mecanismo indicado pela seta amarela e siga montando o restante. 

Antes de montar no carro, atue a fechadura manualmente para ver se está fechando, travando e abrindo corretamente, pois se alguma mola soltar é certeza que não vai funcionar depois de montada no carro.

Na dúvida procure uma auto elétrica ou troque a peça inteira.

Se tiverem mais algum passo que não lembrei de colocar aqui no blog, por favor deixem comentários.

Um abraço a todos!

Anderson. 

51 comentários:

  1. Amigo meu carro esta com um problema parecido porem não esta abrindo a porta do motorista com a chave

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente vc já descobriu o defeito, mas fica registrado aqui para que possa ajudar alguém no futuro, esse problema é no miolo, e não na fechadura.

      Excluir
    2. Anderson meu carro é gol g 5 trend ano 2010 a traça ta com seguinte problema umas portas travam e destravam normal e as outram nao. Os vidros elétricos também as vezes funciona a as vezes não.

      Excluir
    3. Anderson meu carro é gol g 5 trend ano 2010 a traça ta com seguinte problema umas portas travam e destravam normal e as outram nao. Os vidros elétricos também as vezes funciona a as vezes não.

      Excluir
  2. Pedro, provavelmente o mecanismo trancou no meio do caminho ou alguma mola soltou/quebrou impedindo que fechadura possa abrir e fechar, só desmontado tudo e substituindo o que for necessário.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. MÓVEIS Blz pessoal?? Será que alguém já passou por esse problema. Tenho um Gol G5 2009/2010 com trava elétrica original. Problema que de uns dias para cá a porta dianteira do motorista não está mais baixando a trava elétrica. As outras três portas estão baixando normal. Sei que é possível consertar, pois tem uma peçinha pequena e.quadradinha que junta os ferrinhos da trava mas não sei a medida certa.
    pode me ajudar??

    ResponderExcluir
  4. Oi, por favor, meu gol g5 ta com um problema, os vidros e as travas nao estão funcionando e agora toda vez que eu ligo o ar condicionado o motor perde força, o que será que pode ser? Alguma dica? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolline, quando o sistema todo de travas e vidros para indica que o módulo de comando não está energizado provavelmente pela queima do fusível, fato este que deve ser investigado por um eletricista em uma auto elétrica, pois algo anormal nesses sistemas provocou a queima do fusível.
      O fato de perder força ao ligar o ar é normal pois é o motor o responsável por movimentar o compressor do ar condicionado quando este está acionado. O desempenho do meu gol com o ar ligado e rodando na gasolina era péssimo, o carro parecia não desenvolver, tinha que esticar bem as marchas.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  5. Oi o meu GOL G5 está com problema na fechadura do motorista, a porta tranca normal com a chave mas quando vou abrir ela passa direto e não abre. As travas elétricas estão funcionando normalmente. a porta do passageiro tranca e abre com a chave numa boa... o que pode ser, o que posso fazer, quem devo procurar? Obrigada desde já!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila, esse tipo de serviço pode ser feito em algumas auto elétricas ou mesmo por chaveiros. Sugiro telefonar para estes tipos de estabelecimentos e perguntar se estes consertam problemas na fechadura do carro, talvez seja uma alternativa.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  6. Geralmente quanto custa esse tipo de serviço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca, esse tipo de serviço vai depender do que o reparador vai fazer, se trocar o sistema todo o preço da peça começa em R$150,00 e mais umas duas horas de serviço. Se for só o motor da trava fica mais em conta no que se refere ao preço da peça.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  7. A trava da porta do motorista do meu gol parou de funcionar. Comprei um motor desses no mercado livre e fiz a troca, mas mesmo assim não funcionou. Descobri que o motor original ainda estava funcionando. O que mais poderia ser? A centralina? Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde amigo, qual a chave vc usou para abrir a tampa da porta. Preciso trocar a maquina do vidro traseiro do gol g5 2011 e não tenho a chave certa, testei todas as allen que tenho e não são essas. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  9. Os parafusos do tampo da porta são para chave do tipo torx. Para um parafuso da trava da porta, a chave é a multidentada (12 dentes).

    ResponderExcluir
  10. a engrenagem central soltou qual é a posição correta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Esther, para sua dúvida somente olhando as fotos, não me recordo qual é a posição.

      Obrigado.

      Excluir
  11. Olá, eu não sei se você já passou por essa situação. É o seguinte; o meu carro é um voyage e um certo dia o motor da trava da porta do motorista parou de funcionar. Para continuar com a comodidade da trava elétrica enquanto o motor novo não chega, desmontei duas portas, A do motorista e a traseira do mesmo lado do motorista e permutei os motores. Quando chegou o motor novo, troquei o motor danificado, mas infelizmente não funcionou. O motor é muito fraco e não conseguia acionar o mecanismo até que um dia eu percebi que ele acionou. Pensei ótimo, começou a funcionar! Ledo engano. Funcionou por um dia e pior. Travou num ponto que agora não consigo abrir a porta de jeito nenhum. Desmontei o forro interno com a porta fechada mas não tenho acesso a trava. Você tem alguma dica? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, realmente não passei por situação assim e como faz um tempo que você postou a dúvida aqui peço que se possível responda como foi que você saiu desta, com certeza ajudará mais pessoas que por ventura acessarem o blog.

      Obrigado.

      Excluir
    2. Ola meu nome é charles e eu já passei por esse defeito q é causado pela engrenagem q aciona a trava ,pois ela tem que voutar a posição inicial,mais ela não consegue voutar e assim ela não deixa destravar quando puxamos a maçaneta interna,consegui destravar várias vezes dando uns puchoes fortes na maçaneta e no pino da trava juntos ,ou somente na maçaneta várias vezes com força ,aí depois ela fica travando no pino .

      Excluir
  12. Ola... Tenho um voyage e a trava emperrou e não consigo abrie a porta por fora e nem por denteo... Vc tem alguma dica de como destravar? Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Ola... Tenho um voyage e a trava emperrou e não consigo abrie a porta por fora e nem por denteo... Vc tem alguma dica de como destravar? Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, onde consigo comprar esse motor?

    ResponderExcluir
  15. Olá td bem qual chave VC usou para retirar o parafuso do tambor da fechadura não consegui achar ela se tiver como poste uma foto dela obrigado

    ResponderExcluir
  16. Olá td bem qual chave VC usou para retirar o parafuso do tambor da fechadura não consegui achar ela se tiver como poste uma foto dela obrigado

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, estou com o seguinte problema. Nao consigo trancar a porta do motorista do voyage 2009 nem com a chave, as outras portas trancam normalmente ela nao. Tbm nao consigo abaixar o pino da porta pelo botao da trava eletrica mais pela chave sim, ela abaixa manualmente mais o carro tbm nao tranca. O q pode ser q esta acontecendo

    ResponderExcluir
  18. ola, tenho um fox, e lamentavelmente a trava do motorista não desce e quando tendo fechar pela chave a mesma passa direto, ou seja, o lado do motorista não fecha de jeito nenhum. já as outras portas fecha normal, tanto através da trava eletrica, tanto também pela chave. o que devo fazer? ou procura?

    ResponderExcluir
  19. Olá, onde fica o fusivel das travas? me disseram que era atras do cd, mas não o vi lá, o carro é um gol 2000 - obrigado

    ResponderExcluir
  20. Anderson meu carro é gol g 5 trend ano 2010 a traça ta com seguinte problema umas portas travam e destravam normal e as outram nao. Os vidros elétricos também as vezes funciona a as vezes não.

    ResponderExcluir
  21. Anderson meu carro é gol g 5 trend ano 2010 a traça ta com seguinte problema umas portas travam e destravam normal e as outram nao. Os vidros elétricos também as vezes funciona a as vezes não.

    ResponderExcluir
  22. Que número e que tipo de chave posso usar para remover os parafusos da porta do gol g5.

    ResponderExcluir
  23. Que número e que tipo de chave posso usar para remover os parafusos da porta do gol g5.

    ResponderExcluir
  24. Amigo meu Gol g5 2011 tento fechar no controle e as travas fecham e novamente abrem só esta fechando na chave e o comando de trava automático que aciona depois de algum tempo só trava as outra portas menos a do motorista pode me dar uma ideia do que e? celiorangel.65@gmai.com

    ResponderExcluir
  25. boa tarde. No meu caso, ocorreu exatamente como descrito anteriormente pelos demais, porém não vi ninguem comentando que além dos fatos descritos também o porta malas deixou de ser aberto pelo controle da chave e o alarme não faz mais nenhum som. O que pode estar ocorrendo?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  26. Eu comprei uma no mercado livre ao troca ao aperta o botao de trancar no controle ela abre e ao apertar o abri ela fecha. Ficou invertida das outras 3 o que pode ser?

    ResponderExcluir
  27. Eu comprei uma no mercado livre ao troca ao aperta o botao de trancar no controle ela abre e ao apertar o abri ela fecha. Ficou invertida das outras 3 o que pode ser?

    ResponderExcluir
  28. Boa noite! Fiz a troca do motor, agora quando eu travo no botao da trava eletrica, só destranca se eu utilizar o botao de destravar. Só consigo abrir a porta pela maçaneta interna se eu tiver trancado abaixando o pino na mão. Alguma ideia?

    ResponderExcluir
  29. Olá qual o modelo é tamanho da chave que usou para tirar os parafusos da fechadura na porta? Obrigado.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite. O problema com a porta do motorista do meu Gol GV Trend 09/10 é o seguinte: Ha pouco tempo minha bateria descarregou e quando substitui a mesma o porta malas já não abria mais no controle da chave canivete, e quando acionado acende a luz do desembaçador. E hoje levei a um profissional da área para ele ver com os próprios olhos o que acontecia e quando peguei novamente a chave para trancar o carro no controle já não estava acionando o alarme. Dai tentei trancar com a chave segurando para ativar o mesmo; ela passa direto e não tranca, mas se fizer o movimento contrario, destranca normal e levanta as travas. Assisti alguns videos no youtube e tentei reconfigurar o controle utilizando a chave reserva. Consigo fazer normal como ensinado, mas quando vou acionar a tranca das portas as travas descem, sobem e não funciona mais na opção de trancar; só de destrancar o carro. Alguém pode ajudar?

    ResponderExcluir
  31. Qual a medida da chave multidentada para soltar o parafuso da fechadura do Gol G5???

    ResponderExcluir
  32. Olá com relação a chapa responsável por travar o tambor e quando isto solta é muito ruim para colocá-lo novamente, qual a forma para se resolver isto?

    ResponderExcluir
  33. Na imagem 8 da direita, tem uma peça branca em cima da seta vermelha que é para o pino da porta. Gostaria de saber o nome pois não acho pra comprar. Obrigado !

    ResponderExcluir
  34. Olá, meu GOL é G5 2012/13 coloquei a chave para abrir a porta do passageiro, pois a chave travou e não consigo mais tirar a chave! e o vidro fica abaixando sozinho quando fico tentando abrir a porta para retirar a chave.

    o q pode ser?

    ResponderExcluir
  35. Boa noite
    Meu carro é um voragem g5 2009
    Minha porta do lado motorista travou totalmente
    E não sei como abrir.

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde Frederico e Anderson!
    Tenho um GOL 2008/2009 com o seguinte problema: uma das portas traseiras direita do carro não está travando. As demais estão. Que procedimento devo fazer para o conserto?
    Desde já obrigado e espero resposta.

    ResponderExcluir
  37. Qual a ferramenta que usa pra soltar esses parafusos do forro?

    ResponderExcluir
  38. Poderia tirar uma duvida? meu carro trava normal tanto no controle da chave quanto no comando da porta, porem ele não destrava no comando da porta, na chave destrava normal, o que pode ser? no comando da porta ela trava normal quando aperto no botão de destravar não da sinal nem um, se puder me ajudar no que pode ser te agradeço!


    ResponderExcluir
  39. A porta traseira direita do gol g 5 hora trava outras não. Que fazer.

    ResponderExcluir
  40. Meu gol G5 troquei o motorzinho da trava , ai coloqei tudo certo e a porta nao tava abrindo ai sem qerer mechi na trava d criança , agora nao abre nen por dentro nen por fora ,oq eu fasso nao consigo abrir a porta

    ResponderExcluir
  41. Comprei um motorzinho pelo mercado livre montei tudo certinho mas a porta ficou travando o contrário porque?

    ResponderExcluir