Cliente: Anderson
Equipamento: Trava elétrica original do Gol G5 / Fox / Voyage / Saveiro
Problema: A trava não funciona.
Um problema muito comum nas travas elétricas é a queima do motor que faz o pino subir e descer. Não é uma tarefa simples arrumar, requer uma certa habilidade para desmontar a porta e a própria fechadura e é isso que mostrarei nas imagens à seguir.
Outro fato é que dificilmente conseguimos o modelo exato da fechadura para substituir no carro, neste caso utilizei o motor de outra fechadura que era de uma porta traseira de um Fox sendo que no Gol o motor queimado era o da porta do motorista, sem problemas, o motor é o mesmo. O motor também pode ser comprado no mercado livre.
O primeiro passo é desmontar a forração da porta para isso remova os parafusos indicados:
Após remover os parafusos é necessário forçar a forração para fora, começando pela parte de baixo e das laterais, depois é só desencaixar da calha que faz o acabamento com o vidro e o pino da trava.
Removido a forração desconecte os cabos, o cabo de abertura da porta e remova as fitas que dão acabamento, lembre-se de não estragar o plástico pois é este que evita que entre água no carro.
Feita a parte interna vamos para os parafusos da fechadura, nestes é necessário atenção quanto ao parafuso que segura o tambor da chave junto a maçaneta (seta amarela na imagem). Este deve ser desparafusado até soltar o tambor da chave, para isso mantenha uma das mãos puxando o tambor para fora. Não se deve remover este parafuso pois ele segura uma chapa responsável por travar o tambor e quando isto solta é muito ruim para colocá-lo novamente.
Removido o tambor, deve-se desconectar o cabo que faz a porta abrir quando puxamos a maçaneta, utilize uma chave de fenda pequena e puxe para fora o terminal de plástico.
No interior da porta novamente, deve-se soltar o parafuso da calha do vidro, pois esta atrapalha na hora de remover a fechadura do carro.
Para retirar a fechadura de dentro da porta são necessárias algumas manobras mas nada impossível.
Com a fechadura em uma bancada pode-se então desmontá-la
Removendo os parafusos da parte traseira e da lateral onde tem a chapa de metal, deve-se liberar as travas que auxiliam no fechamento da peça. Após isto com algumas manobras na alavanca de abertura (a que tem o pequeno cabo de aço) a fechadura abre em duas.
Bom, a troca do motor não tem segredo, basta marcar a posição dos fios antes de desconectar, pois se der errado, somente depois de tudo montado é que saberás que esta errado!
Evite utilizar um motor que não tenha o eixo alongado, pois se o fizer a peça de latão que faz girar a engrenagem vai desgastá-la em pouco tempo.
Na hora da montagem, posicione primeiro a mola do mecanismo indicado pela seta amarela e siga montando o restante.
Antes de montar no carro, atue a fechadura manualmente para ver se está fechando, travando e abrindo corretamente, pois se alguma mola soltar é certeza que não vai funcionar depois de montada no carro.
Na dúvida procure uma auto elétrica ou troque a peça inteira.
Se tiverem mais algum passo que não lembrei de colocar aqui no blog, por favor deixem comentários.
Um abraço a todos!
Anderson.