domingo, 21 de maio de 2017

Teclado Casio CTK-700

Equipamento: Teclado musical Casio CTK-700
Problema: Algumas teclas não funcionam após alguns anos sem uso.


Os teclados Casio são bem famosos e populares como linha de entrada e até mesmo profissional. Possuem bom custo/benefício e dificilmente necessitam de manutenção. Porém as vezes algumas ações comprometes a vida útil desses teclados como o desse caso.



Este teclado é de um amigo que o ganhou e pediu uma avaliação do motivo das teclas não funcionarem.

O primeiro passo foi ligar o teclado e ver quais teclas não funcionavam o que mostrou que as teclas da região central não funcionavam, porém todo o restante estava em perfeitas condições.

Ao desmontar o teclado vi que a placa principal nada havia sofrido, isso visualmente, não haviam marcas de componentes queimados ou falhas na PCI.

Fui então desmontar a seção das teclas, e estas sim estavam em péssimas condições.


Havia muita sujeira e também oxidação em trilhas, terminais e componentes o que tornava a situação desta placa irreversível.


Ao olhar a parde inferior do teclado é possível deduzir que algum líquido caiu sobre o teclado e escorreu até a base contaminando tudo o que tocou...



Depois de uma navegadas na internet e alguns e-mails enviados, recebi a resposta positiva de disponibilidade das placas M627-KYA1 A e da M627-KYA2 A. Tive um atendimento incrível do Marcelo da MM Casio de Curitiba, que conseguiu as placas e me enviou prontamente entrando em contato para sanar todas as dúvidas durante o processo de compra, me senti muito bem atendido!


Ao comparar as peças percebe-se o quanto avariada estava a antiga:


Após a limpeza completa das carcaças do teclado e dos teclados de borracha é hora da montagem:


Ao final da montagem foi realizado a limpeza das placas de metal e uma repintura para assegurar um maior tempo de vida para este teclado.
   


Após tudo montado é hora do teste final:


Fico devendo uma foto final, esqueci de tirar...

Espero que gostem,

Abraço,
Anderson.



4 comentários:

  1. Anderson, me impressionei com o trabalho! Sensacional!! Havia perdido a esperança de recuperar esse teclado. Já vi meu piano desmontado e sei que o acúmulo de poeira é grande, principalmente em baixo do teclado.Mas ver peças corroídas e depois tudo perfeito funcionando foi show!! Parabéns pelo trabalho!! Valeu!!
    Greyzi.

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem?
    Tenho um teclado igual a este, gostaria de trocar o kit de teclas, você sabe aonde posso conseguir?

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, tenho um teclado desse nas mesmas condições, vc saberia me informa onde consigo as placas pra efetuar a troca?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho.. Tenho um teclado desse com duas teclas quebradas.. onde posso encontrar.. Obrigado

    ResponderExcluir