domingo, 21 de maio de 2017

Rádio Teleunião - Eletrola Galáxia

Equipamento: Eletrola Teleunião Galáxia 1961
Problema: O equipamento apesar de ligar tinha somente som em uma única caixa, toca discos travado e rádio sem sintonia.

Os rádios Teleunião reinaram nas décadas de 50 e 60, sendo caros e bem raros de serem vistos nos lares da época. 

O rádio reparado pertence a um amigo e está em posse da família desde que foi comprado em 1961. 

O rádio antes da restauração possuía esta aparência:




Esta é uma foto do manual da época obtida na internet:



O primeiro desafio foi entender como uma válvula eletrônica funciona, pesquisando na internet algumas coisas começaram a ficar claras, como os termos utilizados, as ligações de polarização, uso,  e o princípio de funcionamento.

Por sorte dentro do rádio havia um esquema parcialmente legível e que ao final complementei com as medições realizadas:



Em posse do esquema começaram as identificações dos modelos das válvulas, medições, de tensão dos filamento de aquecimento, correntes de bias e continuidade das ligações internas além da limpeza e lubrificação dos potenciômetros.

Durante as conversas com várias pessoas conhecedoras de restauração de rádios antigos, foi recomendado a troca dos capacitores sólidos do rádio (crédito ao Sr. Meyer da radiolandia@gmail.com) e é espantoso como a tecnologia de fabricação dos capacitores evoluiu, pois o tamanho reduziu consideravelmente para uma mesma tensão de isolação. Substituídos os capacitores a recepção passou a dar sinais de vida.

Continuando o trabalho, o diagnóstico do canal que não funcionava não podia ser pior... a válvula da etapa final de potência estava queimada e o transformador estava com o enrolamento primário aberto.

Na foto é possível ver o transformador, a válvula da etapa final e a etapa de pré-amplificação à direita.



Este foi o transformador com enrolamento aberto:


E agora, onde conseguir alguém que produza transformadores para um rádio com mais de 50 anos de existência? Por sorte encontrei uma grande ajuda com o Sr. Alexandre Simionovski da Transformadores Schatz, que foi extremamente atencioso quanto a análise da peça que enviei e para sanar todas as dúvidas que haviam quanto a confecção das novas peças visto que a saída deste tinha uma particularidade de haverem dois enrolamentos isolados, um para o alto-falante grande e outro para outros dois alto-falantes pequenos de médio e agudo.

Na imagem é possível ver os dois novos transformadores que devido algumas alterações de carcaça ficaram montados alinhados mas com excelente fixação no chassi do rádio.



Durante a confecção do transformadores foi adquirido a válvula para substituição do modelo EL84 através do mercado livre.

Ao instalar a nova válvula esta aqueceu acima do normal e ao medir a corrente de bias identifiquei que estava muito acima do normal, o que em pouco tempo provocaria a queima da mesma. 
Em buscas por explicações na internet vi vários relatos de que é normal no início da vida da válvula esta apresentar características diferentes porém as que eu estava vivenciando estavam muito distantes do que estava descrito no esquemático e comparado com o canal ainda original do rádio. 
Após muitas horas de análise não tive escolha senão readequar a polarização da válvula fazendo com que a corrente que por ela fluía estivesse dentro do especificado pelo datasheet. Após isto o aquecimento excessivo foi sanado além do som ficar equilibrado entre as caixas direita e esquerda.

Outros pontos de conserto se seguiram como montar a entranhada corda do sintonizador que demandou muito tempo até conseguir um funcionamento adequado e com tensionamento correto.




O toca-discos também necessitou de reparos, pois após tantos anos sem uso a graxa secou e emperrou todos os mecanismos. Após um desmonte completo e remontagem com óleo de alta qualidade, a mecânica voltou a funcionar perfeitamente.







Com todos os componentes operando normalmente e limpos era hora da remontagem na qual a mobília foi restaurada pelo próprio dono do rádio que fez um trabalho excepcional!










Hoje a eletrola está em uma área de festa temática onde se encaixou muito bem.






Espero que gostem e se puderem contribuam com comentários,

Abraço,
Anderson.

24 comentários:

  1. Parabéns Anderson excelente trabalho. Eu tive o privilégio de ver e ouvir este aparelho de som pronto. É um pedaço da história.

    ResponderExcluir
  2. ótimo vou começar alinha desdo começo também

    ResponderExcluir
  3. queria saber de alguns detalhes que vc fez ok se puder me adicionar pra poder ter mais alguns detalhes dd14 988086245 fico agradecido e ficou um espetáculo anderson

    ResponderExcluir
  4. Estou com um móvel igual a este, como faço para entrar em contato com você?

    ResponderExcluir
  5. Olá boa noite, tenho um móvel igualzinho mas precisa de reparos na parte eletrônica....como entro em contato com vc?

    ResponderExcluir
  6. Olá boa tarde, tenho um móvel igualzinho mas precisa de reparos na parte eletrônica....como entro em contato com você?

    ResponderExcluir
  7. Legal tenho uma igual, só que tá detonada

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma TELEUNIÃO, toca-discos e rádio, em perfeito estado de funcionamento. Nunca foi reformada. Está impecável. Acredito que tenha mais de 60 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Tem interesse em vender o rádio TELEUNIÃO?
      contato velued@bol.com.br

      Excluir
  9. Parabénn, esta competência e dedicação é para poucos.

    ResponderExcluir
  10. Ola tudo bem? Queria muito cpntratar vocês, como faço? Da onde são?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Minha tia tinha uma dessas, lembro como se fosse hoje, e que som tinha.....um grave fantástico....saudades!!!

      Excluir
  11. Tenho uma igual, toda original. Belo equipamento.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Anderson, trabalho perfeito.
    Tenho uma preciosidade dessa, que também esta precisando de reparos, tanyo eletrônico comoo móvel. Como faço para entrar en contato com vc?

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo trabalho, ficou TOP. Na minha juventude tive o prazer de ouvir música em uma dessa na casa de um amigo.

    ResponderExcluir
  14. Estou precisando de um toca disco para deixar minha eletrola completa . Você conhece alguém que tenha um para vender separadamente?

    ResponderExcluir
  15. Amigo. Excelente trabalho. Poderia me informar a referência da última válvula da direita,,(olhando o rádio por traz). Grato

    ResponderExcluir
  16. Olá, boa noite. Temos um Teleunião modelo 8130 em casa, temos interesse em vendê-lo. Nosso whatsapp é pelo numero 51 985010481, se tiverem interesse, enviaremos fotos por lá. Uma abençoada noite a todos!

    ResponderExcluir
  17. bom dia, tenho uma igual. pedi restauracao para uma pessoal da minha cidade, o cara retirou toda parte eletrica, deixando somente a carcaca e a frente do radio e do toca discos...eh possivel restaurar?

    ResponderExcluir