domingo, 21 de maio de 2017

Teclado Casio CTK-700

Equipamento: Teclado musical Casio CTK-700
Problema: Algumas teclas não funcionam após alguns anos sem uso.


Os teclados Casio são bem famosos e populares como linha de entrada e até mesmo profissional. Possuem bom custo/benefício e dificilmente necessitam de manutenção. Porém as vezes algumas ações comprometes a vida útil desses teclados como o desse caso.



Este teclado é de um amigo que o ganhou e pediu uma avaliação do motivo das teclas não funcionarem.

O primeiro passo foi ligar o teclado e ver quais teclas não funcionavam o que mostrou que as teclas da região central não funcionavam, porém todo o restante estava em perfeitas condições.

Ao desmontar o teclado vi que a placa principal nada havia sofrido, isso visualmente, não haviam marcas de componentes queimados ou falhas na PCI.

Fui então desmontar a seção das teclas, e estas sim estavam em péssimas condições.


Havia muita sujeira e também oxidação em trilhas, terminais e componentes o que tornava a situação desta placa irreversível.


Ao olhar a parde inferior do teclado é possível deduzir que algum líquido caiu sobre o teclado e escorreu até a base contaminando tudo o que tocou...



Depois de uma navegadas na internet e alguns e-mails enviados, recebi a resposta positiva de disponibilidade das placas M627-KYA1 A e da M627-KYA2 A. Tive um atendimento incrível do Marcelo da MM Casio de Curitiba, que conseguiu as placas e me enviou prontamente entrando em contato para sanar todas as dúvidas durante o processo de compra, me senti muito bem atendido!


Ao comparar as peças percebe-se o quanto avariada estava a antiga:


Após a limpeza completa das carcaças do teclado e dos teclados de borracha é hora da montagem:


Ao final da montagem foi realizado a limpeza das placas de metal e uma repintura para assegurar um maior tempo de vida para este teclado.
   


Após tudo montado é hora do teste final:


Fico devendo uma foto final, esqueci de tirar...

Espero que gostem,

Abraço,
Anderson.



Rádio Teleunião - Eletrola Galáxia

Equipamento: Eletrola Teleunião Galáxia 1961
Problema: O equipamento apesar de ligar tinha somente som em uma única caixa, toca discos travado e rádio sem sintonia.

Os rádios Teleunião reinaram nas décadas de 50 e 60, sendo caros e bem raros de serem vistos nos lares da época. 

O rádio reparado pertence a um amigo e está em posse da família desde que foi comprado em 1961. 

O rádio antes da restauração possuía esta aparência:




Esta é uma foto do manual da época obtida na internet:



O primeiro desafio foi entender como uma válvula eletrônica funciona, pesquisando na internet algumas coisas começaram a ficar claras, como os termos utilizados, as ligações de polarização, uso,  e o princípio de funcionamento.

Por sorte dentro do rádio havia um esquema parcialmente legível e que ao final complementei com as medições realizadas:



Em posse do esquema começaram as identificações dos modelos das válvulas, medições, de tensão dos filamento de aquecimento, correntes de bias e continuidade das ligações internas além da limpeza e lubrificação dos potenciômetros.

Durante as conversas com várias pessoas conhecedoras de restauração de rádios antigos, foi recomendado a troca dos capacitores sólidos do rádio (crédito ao Sr. Meyer da radiolandia@gmail.com) e é espantoso como a tecnologia de fabricação dos capacitores evoluiu, pois o tamanho reduziu consideravelmente para uma mesma tensão de isolação. Substituídos os capacitores a recepção passou a dar sinais de vida.

Continuando o trabalho, o diagnóstico do canal que não funcionava não podia ser pior... a válvula da etapa final de potência estava queimada e o transformador estava com o enrolamento primário aberto.

Na foto é possível ver o transformador, a válvula da etapa final e a etapa de pré-amplificação à direita.



Este foi o transformador com enrolamento aberto:


E agora, onde conseguir alguém que produza transformadores para um rádio com mais de 50 anos de existência? Por sorte encontrei uma grande ajuda com o Sr. Alexandre Simionovski da Transformadores Schatz, que foi extremamente atencioso quanto a análise da peça que enviei e para sanar todas as dúvidas que haviam quanto a confecção das novas peças visto que a saída deste tinha uma particularidade de haverem dois enrolamentos isolados, um para o alto-falante grande e outro para outros dois alto-falantes pequenos de médio e agudo.

Na imagem é possível ver os dois novos transformadores que devido algumas alterações de carcaça ficaram montados alinhados mas com excelente fixação no chassi do rádio.



Durante a confecção do transformadores foi adquirido a válvula para substituição do modelo EL84 através do mercado livre.

Ao instalar a nova válvula esta aqueceu acima do normal e ao medir a corrente de bias identifiquei que estava muito acima do normal, o que em pouco tempo provocaria a queima da mesma. 
Em buscas por explicações na internet vi vários relatos de que é normal no início da vida da válvula esta apresentar características diferentes porém as que eu estava vivenciando estavam muito distantes do que estava descrito no esquemático e comparado com o canal ainda original do rádio. 
Após muitas horas de análise não tive escolha senão readequar a polarização da válvula fazendo com que a corrente que por ela fluía estivesse dentro do especificado pelo datasheet. Após isto o aquecimento excessivo foi sanado além do som ficar equilibrado entre as caixas direita e esquerda.

Outros pontos de conserto se seguiram como montar a entranhada corda do sintonizador que demandou muito tempo até conseguir um funcionamento adequado e com tensionamento correto.




O toca-discos também necessitou de reparos, pois após tantos anos sem uso a graxa secou e emperrou todos os mecanismos. Após um desmonte completo e remontagem com óleo de alta qualidade, a mecânica voltou a funcionar perfeitamente.







Com todos os componentes operando normalmente e limpos era hora da remontagem na qual a mobília foi restaurada pelo próprio dono do rádio que fez um trabalho excepcional!










Hoje a eletrola está em uma área de festa temática onde se encaixou muito bem.






Espero que gostem e se puderem contribuam com comentários,

Abraço,
Anderson.