quinta-feira, 30 de maio de 2013

TV Philco 14"

Cliente: Cláudio
Equipamento: Televisor Philco 14" 
Modelo: Chassi CPH-04
Fabricante: Philco


Esta TV não ligava mais. Ao apertar o botão de ligar ouvia-se um assovio bem agudo que durava quase um segundo e desligava. Ao abrir a TV para avaliar o que estava acontecendo nem foi necessário ir muito a fundo na investigação: ao ligar via-se a fuga de tensão sob o flyback que já havia sido substituído por um de baixa qualidade e pela aparência da peça parecia ter sido trocado recentemente.




Vídeo da fuga de tensão sob o flyback:


Pesquisando na internet cheguei ao modelo do fly utilizado, o B-32 3448 conforme descrito no site Josmar.net.




Através da referência exata pelo modelo descrito na placa não foi possível de encontrar nenhuma informação, mas pelo código do chassi sim, e nesse caso era o CPH-04.


Após substituir o flyback medi as tensões geradas, e estas estavam dentro do que li descrito num esquemático que infelizmente não gravei e ao editar este post não o localizei mais.
  

Após uma boa limpeza na placa e dentro da TV, foi ligar e ver tudo funcionando.


É isso aí, abraço.
Anderson

Lava-jato Karcher K3.30 - Problema na válvula by pass

Cliente: Anderson
Equipamento: Lava-jato 
Modelo: K3.30
Fabricante: Karcher


Bem, dessa vez foi o lava-jato que deu problema. Este karcher é muito bom mas tem um problema com a válvula  do sistema de parada total, aquele recurso que quando se solta o gatilho do esguicho o compressor para totalmente parecendo que está desligado.
Esta válvula é chamada de by-pass e é feita de plástico:



Após três anos de bons serviços prestados aqui em casa as travas da válvula quebraram vazando água pra todo lado.
Para desmontar o lava-jato desparafusa-se o fundo do aparelho, são seis parafusos e depois já se pode acessar o interruptor que está sobre a válvula. Este é preso por uma trava que parece uma ferradura:


Removendo o interruptor ficou fácil para fazer a substituição, a peça velha saiu facilmente e a nova foi inserida e girada no sentido horário para até travar.



Um detalhe importante de se observar é que dentro de onde a válvula atua (sede) existe uma pequena mola que deve ser mantida no local e ao montar a válvula nova cuidar para que a mola engate corretamente na ponta do eixo.

Depois disso é fechar o equipamento e pronto.


É isso aí, Abraço.
Anderson.







Microondas Brastemp BGM 35 Ligado Direto

Cliente : Anderson
Equipamento: Microondas 
Modelo: BGM 35
Fabricante: Brastemp

Há um bom tempo minha esposa vinha reclamando que a função descongelar do microondas não estava funcionando bem, ao invés de descongelar estava cozinhando os alimentos. Na época acabei não dando atenção até que um dia quando estava usando o microondas este ficou ligado direto ao fechar a porta... Era fechar a porta e ele já ligava, e ligava tudo pois qualquer alimento dentro dele cozinhava.
Depois do problema se agravar resolvi abrir o microondas para manutenção.

 



A primeira impressão que tive era de que havia alguma das micro chaves da porta com problema, então comecei medindo todas as três, o contato NA (normalmente aberto) e o NF (normalmente fechado). Os interruptores estavam normais, abri e fechei a porta várias vezes e tudo normal e então logo fui para os relés que estão na placa de controle do micro. Ao desconectar os cabos e medir o primeiro, já estava com o contato fechado direto.


Dos três relés dois estavam conduzindo direto ou seja, com o contato colado devido as centelhas que se formam ao desligar o relé.
Por sorte tinha uma placa dessas na sucata que "herdei" da minha sogra pois o micro dela teve o mesmo problema mas na época ela mandou para a assistência que trocou a placa toda quando o problema era também somente o relé.



Fazendo um arranjo com o relé do grill das placas que tinha consegui colocar os relés menos usados para as duas funções mais críticas: ligar todo o microondas e o outro para ligar somente o gerador de microondas e um dos relés que após testar com uma fonte de 12V voltou a funcionar coloquei na função do gril.
A ligação dos relés está na imagem abaixo:


 Após esta manutenção o microondas está com todas as funções funcionando perfeitamente.

É isso aí, abraço.
Anderson.




Protetor de surto para linhas telefônicas com ou sem ADSL

Equipamento: Protetor de surto  
Modelo: Linha ADSL

Olá

Este projeto é um protetor de surto para proteger os modens ADSL contra eventuais descargas atmosféricas comuns principalmente no verão. O projeto é bastante simples e tem se mostrado eficiente em vários amigos que temos que antes enfrentavam problemas de queimas constantes dos seus modems. O equipamento consiste de poucos componentes: um varistor de 110V, dois fusíveis de 80mA, dois porta fusíveis e uma pequena caixa para acomodar as ligações.



O funcionamento é simples: como as linhas telefônicas chegam até 90Vac quando o telefone está tocando, colocamos um varistor para limitar a tensão da linha a não passar de 110V, os varistores atuarão como resistências resistência para a diferença de tensão aumentando a corrente na linha até ultrapassar os 80mA suportados pelos fusíveis fazendo com que se rompam.



O circuito não é a única garantia de que nunca ocorrerá a queima do modem durante uma trovoada, pois há muitos outros fatores como até mesmo a intensidade do relâmpago que pode ser tão intensa que rompa até mesmo a distância elétrica dos fusíveis chegando de qualquer maneira ao modem. Mas já ajuda, tivemos casos práticos da abertura dos fusíveis em diversas situações sem a queima do modem e que provavelmente teriam tido problemas.
As ligações são mostradas na figura abaixo:



E nos finalmente a aparência do projeto é:



Bom, se após a instalação num belo dia o telefone ficar mudo, deve-se verificar os fusíveis pois provavelmente terão queimado e pense, poderia ter sido o modem!!!

É isso, Abraço.
Anderson.


Sanduicheira Britania Crome 2


Cliente: Anderson
Equipamento: Sanduicheira Britânia 
Modelo: Crome 2
Fabricante: Britania

Esta sanduicheira parou de aquecer depois de uns dois anos de uso, a minha suspeita já de cara era o termostado e não deu outra... o problema foi achar um termostato que pela descrição do componente era de 180°. Acabei encontrando um de 125° mas que no final ficou muito bom.




O sensor está localizado na parte de cima da sanduicheira, sendo necessário abrir pelo lado de dentro, desparafusando o acabamento na parte da alça e depois os quatro parafusos da chapa.  O modelo do sensor que encontrei possuía um suporte de fixação um pouco diferente sendo necessário colocar um pequeno calço de alumínio para que a fixação acontecesse com pressão e transferisse o calor da chapa para o sensor.

É isso aí, abraço.