quinta-feira, 30 de maio de 2013

Microondas Brastemp BGM 35 Ligado Direto

Cliente : Anderson
Equipamento: Microondas 
Modelo: BGM 35
Fabricante: Brastemp

Há um bom tempo minha esposa vinha reclamando que a função descongelar do microondas não estava funcionando bem, ao invés de descongelar estava cozinhando os alimentos. Na época acabei não dando atenção até que um dia quando estava usando o microondas este ficou ligado direto ao fechar a porta... Era fechar a porta e ele já ligava, e ligava tudo pois qualquer alimento dentro dele cozinhava.
Depois do problema se agravar resolvi abrir o microondas para manutenção.

 



A primeira impressão que tive era de que havia alguma das micro chaves da porta com problema, então comecei medindo todas as três, o contato NA (normalmente aberto) e o NF (normalmente fechado). Os interruptores estavam normais, abri e fechei a porta várias vezes e tudo normal e então logo fui para os relés que estão na placa de controle do micro. Ao desconectar os cabos e medir o primeiro, já estava com o contato fechado direto.


Dos três relés dois estavam conduzindo direto ou seja, com o contato colado devido as centelhas que se formam ao desligar o relé.
Por sorte tinha uma placa dessas na sucata que "herdei" da minha sogra pois o micro dela teve o mesmo problema mas na época ela mandou para a assistência que trocou a placa toda quando o problema era também somente o relé.



Fazendo um arranjo com o relé do grill das placas que tinha consegui colocar os relés menos usados para as duas funções mais críticas: ligar todo o microondas e o outro para ligar somente o gerador de microondas e um dos relés que após testar com uma fonte de 12V voltou a funcionar coloquei na função do gril.
A ligação dos relés está na imagem abaixo:


 Após esta manutenção o microondas está com todas as funções funcionando perfeitamente.

É isso aí, abraço.
Anderson.




26 comentários:

  1. Valeu jovem estava com o mesmo problema, fui numa eletrônica aqui do lado e pedi pra me venderem um relê desses. O cara me deu por R$ 2,00 e o Microondas está perfeito agora. Abraço, feliz 2014

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela visita e o comentário aqui no blog.

      Abraço!

      Excluir
    2. Estes relês estão soldados à placa ou apenas encaixados?
      Obrigado.

      Excluir
    3. Olá Jota, os relês estão soldados à placa.

      Abraço.

      Excluir
  2. Amigo você teria alguma foto da ordem de ligação das microchaves da porta?

    ResponderExcluir
  3. Olá, infelizmente não tenho foto da ligação. Obrigado por visitar o blog.

    ResponderExcluir
  4. Ola,meu microondas esta assim tb mas nao sei qual rele trocar?Me ajude ,por favor.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia...estou com um Microondas Samsung Junior, ele está funcionando (ligando) mas não consigo usa-lo, porque fecho a porta, mas ele fica pedindo para fechar, mesmo com ela bem fechada. O que pode ser?...Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia

      Provavelmente você está com problemas nas micro chaves.

      Excluir
  6. Tenho um microondas igual ao seu mas os reles são menores e nas lojas somente os maiores igual ao da foto. Pergunto: consigo colocá-los nesta placa? Obrigado. Abraço

    ResponderExcluir
  7. por favor estou com um microondas Brastemp BMS27AHBNA todo mexido nos fios das chaves da porta , voce tem a vista explodida ou foto dos fios?

    ResponderExcluir
  8. por favor estou com um microondas Brastemp BMS27AHBNA todo mexido nos fios das chaves da porta , voce tem a vista explodida ou foto dos fios?

    ResponderExcluir
  9. Amigos.Acabei de consertar o meu microondas com esse mesmo problema,não foi fácil achar esses rele,nas consegui 2 reles com a mesma característica só que um pouquinho maior mas a placa já tem furo pra esse relé.Muito obrigado pela ajuda,dessa vez a autorizada perdeu.OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  10. Amigos.Acabei de consertar o meu microondas com esse mesmo problema,não foi fácil achar esses rele,nas consegui 2 reles com a mesma característica só que um pouquinho maior mas a placa já tem furo pra esse relé.Muito obrigado pela ajuda,dessa vez a autorizada perdeu.OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  11. Troquei o rele de potência da placa do microondas lg e agora ele liga e desliga em seguida tirei os cabordagem do magnetron aí ele funcionou o tempo todo será que é o magnetron que deu problema

    ResponderExcluir
  12. Troquei o rele de potência da placa do microondas lg e agora ele liga e desliga em seguida tirei os cabordagem do magnetron aí ele funcionou o tempo todo será que é o magnetron que deu problema

    ResponderExcluir
  13. Troquei o rele de potência da placa do microondas lg e agora ele liga e desliga em seguida tirei os cabos do magnetron aí ele funcionou o tempo todo será que é o magnetron que deu problema

    ResponderExcluir
  14. Troquei o rele de potência da placa do microondas lg e agora ele liga e desliga em seguida tirei os cabos do magnetron aí ele funcionou o tempo todo será que é o magnetron que deu problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pode ser também umas das micro-chaves.
      Faça o teste com o multímetro analógico na escala de X1!

      Excluir
  15. Amigo , meu microondas é idêntico a esse e apresenta o mesmo problema que o seu . Estou pensando em retirar o rele que alimenta o grill e colocar no lugar do outro que está com defeito. Teria algum problema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas vai ficar sem o Grill. Esses relês são baratinhos, vale a pena trocar por novos.

      Abraços

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Olá! O nosso vira e mexe apresenta o mesmo problema. Abri e vi que o relé do meio já está com os contatos acionados. Porém, ele voltou a funcionar normalmente. Abri novamente para ver se o relé estava em aberto, porém ele continua acionado, mas sem o micro apresentar o problema. Será que é normal esse relé central ficar sempre acionado? Mas se não for, por que o micro voltou a funcionar normalmente, respeitando o teclado e o timer? Valeu pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho os 3 deveriam ficar desligados/abertos.
      As vezes, se você dá uma pancadinha em cada um, eles abrem e operam por mais alguns ciclos.

      Eu demorei a trocar. Quando cansei de ficar dando "tapinha" neles e desmontar o troço todo, pus os novos.

      Excluir
  18. Olá, amigo! Só para confirmar: estes três relés da placa são iguais, ou seja, JD2-1A, normalmente abertos, ou seja, só fecham quando energizados, certo?

    ResponderExcluir
  19. BOM DIA TENHO UM MICROONDAS BRATEMP 30 L, O MESMO PAROU DE FUNCIONAR DE REPENTE. LEVEI PARA CONSERTAR O TECNICO FALOU QUE ERA O MAGNETRON, FOI TROCADO, MAS NAO SEGURA LIGADO, LEVOU DE VOLTA E AGORA ELE ME FALOU QUE FOI A PLACA QUE ESTA COM OS TRILHOS OXIDADOS E SO OUTRA, VALE A PENA COMPRAR OUTRA PLACA OU JOGO ESSE MICRO FORA? ME ORIENTE POR FAVOR. OBRIGADA

    ResponderExcluir