domingo, 11 de agosto de 2013

Máquina de lavar Lava e Seca 7Kg Brastemp

Cliente: Almir
Equipamento: Máquina de lavar Lava e Seca 7Kg 
Modelo: BSW24A
Fabricante: Brastemp
Problema: A máquina não liga mais.

Olhando para uma máquina com a marca Brastemp estampada logo imaginamos algo fabuloso e que vai resolver os problemas de roupa suja em casa, mas não é bem assim, a mencionada marca importa uma lavadora de roupas que é sinônimo de dor de cabeça para quem compra e pelos comentários dos fóruns por onde passei durante o conserto desta, me sugeriram que a vida útil é bastante curta muito chegando a dois anos, agora imagina investir mais de dois mil Reais em algo que logo dará problema, é de ficar muito chateado...
BSW24A:



Pois bem, esta máquina é de um colega do trabalho que pediu um auxílio para verificar se tinha alguma salvação, visto que a assistência técnica aqui da cidade pediu quase mil Reais para trocar a suposta "placa" da máquina o que não valeria a pena para uma máquina que já estava sem a função de secar há algum tempo.
Pedi então que trouxesse a máquina até a minha casa para iniciar o conserto. Chegando a máquina logo fomos direto na placa de acionamento:



Tiramos fotos das ligações que são feitas por fios avulsos, sem conectores para agrupá-los:



Para os demais conectores não há com o que se preocupar pois todos tem uma única posição para encaixe.
Comecei olhando os defeitos mais comuns citados nos fóruns, olhando o sistema de travamento da porta visto que o resistor que controla o Triac do solenoide estava torrado, de fato o Triac estava aberto, juntamente com o conjunto de diodos retificadores em curto pois a solenoide da trava deve receber pulsos em corrente corrente contínua para travar e destravar a porta.



Trocado os componentes (Triac BTA12 e diodos 1N4007) sem ainda remover muito da resina que protege a placa fui ligar e para surpresa nada funciona e ainda queimou mais alguns componentes... Verifiquei também que a assistência tinha removido o suporte do fusível ligando direto... Passei então a utilizar um sistema de lâmpadas em série com a ligação da máquina, sendo três lâmpadas de 100W (estas em paralelo) que se acendessem indicariam um consumo de corrente acima do esperado (curto).
Passei então a buscar mais informações sobre o sistema de travamento da porta que depois de abrir-lo verifiquei que há dois sensores em série, um magnético que indica que a porta está fechada e outro do tipo micro-chave para indicar se o sistema de trava está acionado ou não. Ao verificar o solenoide este tinha derretido o plástico internamente além de estar com o enrolamento totalmente em curto provavelmente por ter ficado ligado direto quando a máquina deu problema ocasionando a queima de todo o circuito que o aciona:


Continuando a investigação sobre o problema resolvi remover a carcaça de plástico que guarda a placa, tive de cerrar em 4 fatias cuidando para a serra não tocar na placa. Após remover as partes de plástico finalmente consegui ver a placa por baixo e de cara a trilha que alimentava o circuito de travamento tinha sumido.



Tentando ligar a máquina mais uma vez, agora com o solenoide desconectado da placa e o sensor do solenoide ligado direto a máquina deu o primeiro sinal de vida acionando o display e logo em seguida informando o erro U5 indicando que havia problema com o solenoide do travamento, até aí tudo certo, entendi que se a máquina está sem programa de lavagem os sensores da porta devem estar aberto visto que estão em série e qualquer um que estiver aberto colocará a lógica da ligação na condição de porta aberta. Contornei esta situação deixando então a porta aberta quando a máquina está sem programa e ao iniciar um programa fecho a porta rapidamente pois nesse momento os dois sensores terão de estar fechado (um ficou sempre fechado pois liguei direto).
Então coloquei a máquina para rodar algum programa: selecionei uma centrifugação para testar o motor e iniciei o processo. Escutei alguns relês acionando, a bomba d'água mas o motor nem deu sinal de funcionar... e em seguida apareceu no display o erro EH1.
Pesquisando sobre o erro EH1 encontrei muitos comentários dizendo que o problema era o relé que fica próximo ao dissipador. Ao rever o rele liguei ele numa fonte de 12V e verifique que um de seus contatos NF estava colado quando então resolvi abrir:


Ao abrir pensei, pronto está aí o problema, fiz rapidamente uma montagem de teste com dois relés convencionais reversíveis para testar.
Ligando novamente a máquina nada do motor funcionar... 
Fiquei encucado e pensando a respeito e decidi verificar todos os relês injetando 12V nas suas bobinas e medindo continuidade nos seus contatos cuidando sempre da polaridade para não danificar os diodos de roda livre. Verificados todos os demais relês que estavam bons a placa parou de funcionar provavelmente devo ter queimado alguma porta do driver de corrente que os aciona, isto é feito pelo par de CI's ULN2003APG. A placa até ligava mas ao soltar o botão de POWER (LIGAR) e máquina desligava pois o relê que realimenta não ficava acionado. Verifiquei qual era o relê que fazia a realimentação e liguei direto, a placa voltou a funcionar, substituindo os dois CI's coloquei a máquina de volta ao ponto de partida...
Agora o desafio era verificar o funcionamento do motor. Resolvi então remover toda a resina/silicone da placa e ao chegar perto da ponte retificadora havia uma trilha rompida, refiz a solda e fui verificar o triac que pra variar estava com o gate em curto com Mt1 e Mt2.




Trocado também o tiristor do motor por um BTA12 resolvi remover o motor para dar uma olhada e mapear a fiação com as respectivas ligações:


Olhando o motor, resolvi ligá-lo numa fonte de 12V, entendi pelo esquema impresso no motor que os fios das extremidades do conector (1 e 10) estão ligados ao estator com center tap no pino 5, os fios 8 e 9 nas escovas, os fios 6 e 7 no relé térmico e 3 e 4 no sensor de rotação. Ao ligar direto, sem passar pelo relé térmico o motor deu sinal de funcionamento:



Verifiquei então que o fusível térmico estava aberto, acredito que abriu não por temperatura mas sim devido ao curto causado por mal funcionamento no relê de polaridade que mostrei anteriormente.
Colocando o motor novamente na máquina, fiação revisada, liguei e coloquei um programa de centrifugação para rodar, ao ligar o motor, finalmente funcionou!!!




Apesar do vídeo ter ficado deitado, pode-se ver a máquina funcionando.

Mesmo depois de colocar a máquina pra rodar, precisava trocar o relê que substituí por um Finder 4152.9.012.0010 que suporta em seus contatos 8A contra os 5A do relê que derreteu.
No meio tempo dos testes, testei individualmente todos os componentes da máquina que estavam bons exceto o secador (Bumper) que ao ligar girava lentamente e depois chagava a parar. Ao desmontar foi possível notar muita agressão ao material do rolamento/mancal causado pelos produtos de limpeza, e na minha opinião quem constrói máquinas desse tipo sabe muito bem quão agressivos são os produtos de limpeza, então que utilizem material de qualidade pô!!! O que me deixou mais enraivecido foi não conseguir remover a hélice para lubrificar o motor, tive de então apenas amenizar o problema usando WD-40. Solução bem meia boca.

Feito tudo era hora de montar a máquina:


Mais testes:




Para montar a caixa plástica que protegia a placa tive de fazer com silicone de cura neutra pois o silicone convencional agride o material dos componentes. Testada a caixa plástica contra entrada de água que por ventura venha a cair, dei como encerrado o conserto... E claro, um capricho nunca é demais, passei uma massa de polir no cromado e depois uma cera na máquina toda:


Em resumo destaco os componentes substituídos e os pontos da placa com problema:




Este é o tipo de manutenção que não vale para uma assistência tentar resolver, foram duas semanas de trabalho, claro que nada exclusivo, mas sempre ao chegar em casa à noite dava uma olhada para ver se conseguia ir mais além na solução do problema.
O sistema de travamento da porta ficou por conta do dono da máquina substituir, visto que deixei o circuito arrumado e testado e com um novo sistema de fusível.

Uma curiosidade que descobri é que essa máquina é vendida em outras partes do mundo através da marca SANYO com o modelo AWD-L703HCTP e tudo é feito na China!

É isso aí, espero que este relato possa ajudar alguém.

Abraço
Anderson.

Manual da máquina: Manual da lava e seca 7Kg Brastem

Códigos de erros compatível com a máquina (em inglês): Códigos de Erro


298 comentários:

  1. Ola... tenho uma máquina destas encostada ha tres meses. Tinha ainda esperança de consertá-la a um baixo custo e de forma rapida. Infelizmente este é o segundo erro desta lavadora, sendo que o primeiro erro me custou a troca do motor por 800 reais em apenas 1 ano e 2 meses de uso da maquina... triste realidade mas a Brastemp deixou de ser uma "Brastemp" faz tempo... será promovida ao ferro velho...

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho a mesma máquina e fiquei abismado...quem compra uma "Brastemp" acha que está comprando algo superior...que nada é uma porcaria....a assistencia técnica mesmo falou que a máquina tem dado muita dor de cabeça e me pediram mais de r$ 1.000,00 para arrumar...
    Adeus "Brastemp".....

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho a mesma máquina e fiquei abismado...quem compra uma "Brastemp" acha que está comprando algo superior...que nada é uma porcaria....a assistencia técnica mesmo falou que a máquina tem dado muita dor de cabeça e me pediram mais de r$ 1.000,00 para arrumar...
    Adeus "Brastemp".....

    ResponderExcluir
  4. Excelente post!!! Um colega me ofereceu uma maquina dessas usada e com problema no sensor da porta. Se você for de Brasilia eu até compro e levo aí para você consertar!!! Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Alex, mas moro muito longe de Brasília.
      Abraço.

      Excluir
  5. Conserta a minha também? Tá parada aqui tem um mês...Ponta Grossa/Pr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não tenho como fazer isto, estou em SC. Mas me passe mais algumas informações sobre o problema que vejo se consigo lhe orientar em algo.

      Obrigado.

      Excluir
    2. Olá! Você mora na região de Florianópolis?
      Minha máquina acabou de parar de ligar, ela funcionava até agora sem problemas (ela vai completar 3 anos).

      Excluir
    3. Opa, tbm sou de Florianopolis e minha máquina acabou de parar com o erro E12. Vc é de onde O Consertador?

      Excluir
  6. Olá, achei ótimo ver cada avanço neste reparo!!! Muito bom!!! Cada 1ano e meio dá um problema neste modelo. Tenho uma na cor prata. Os erros ec11 ec12 ec14 são comuns, mas basicamente é a bomba d´água que está forçada, isso por que geralmente o filtro no fundo proximo ao pé, que tá entupido. É só tirar a tampa e limpar. Mas eu já tive que remover o fusivel de 15A com retardo que tinha queimado que fica no meio do chicote esquerdo direto na fiação e enrolado no feltro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frabricio, o filtro fica embaixo da maquina?
      a minha ta dando esse erro E12 =/

      Excluir
  7. Mas é terrivel o barrulho desta maquina quando estraga o rolamento, parece um avião dentro de casa. eu já troquei uma vez com a autorizada mas foi R$750,00 e dizem que troca o tambor todo. Será que não tem como trocar só os rolamentos e retentores, como os da lg quevende o kit por R$100,00??? Você tem alguma dica??? E parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário Fabricio, mas da parte mecânica dessa máquina explorei pouco durante a manutenção pois não trabalho com manutenção de máquinas de lavar, acredito que só desmontando mesmo pra saber o que fazer... é provável que dê de comprar um rolamento e um retentor a parte e pedir para algum torneiro mecânico de "boa vontade" fazer a troca, na dúvida é melhor levar em algum cara mais especializado para fazer o reparo para não condenar a máquina de vez.
      Obrigado e abraço.

      Excluir
  8. Parabens pelo tutorial, sempre revisei placas da BRASTEMP agora que sao todas feitas na china sempre dao problemas como queima de triac ou falha de solda..Uma pergunta, comprei uma maquina desta para uso e ate hoje minha esposa reclama da maquina com alta vibraçao, ja nivelei ela e nada, voce ja viu algo parecido? com uma soluçao simples? nunca desmontei ela, sera que no cesto tem agua tambem? por gentileza se houver alguma resposta poderia enviar em meu email.. dfmrc@ibest.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tenho pouca experiência no uso dessa máquina visto que a manutenção postada aqui foi única, mas durante os testes que fiz a máquina se mostrou bastante estável e sem vibrações que me chamassem a atenção. Recomendo conversar com alguém de alguma assistência técnica, mas alguém com experiência em máquinas de abertura frontal para conseguir sanar a sua dúvida. Agradeço o comentário.

      Excluir
  9. Olá Anderson. Sou de São José/SC e tenho uma lava e seca Brastemp modelo BWS24AS como esta. Estou com problema de ruído alto no momento da centrifugação, e já imagino que terei que substituir os rolamentos e retentor do cesto.
    Você tem disponibilidade para fazer o serviço?

    Abraço e até breve.

    Douglas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Infelizmente não tenho disponibilidade, porém estou a disposição para melhores esclarecimentos.

      Excluir
    2. Olá, estou com o mesmo problema, e gostaria de saber como poderíamos estar fazendo essa troca do rolamento?

      Excluir
  10. Boa noite irmão parabéns por sua postagem minha lavadora ta com o rele filder bastante colado e também não ta mandando sinal de reversão gostaria se poderia trocar por outro e onde encontra grato Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Obrigado pelo comentário.

      Veja se vc não encontra um similar no site abaixo.

      www.proesi.com.br tem bastante coisa de eletrônica.

      Espero que ajude.

      Excluir
  11. PARABÉNS PELA POSTAGEM! Fui mais uma vitima da desta Brastemp. Iniciou com o erro EH1 não descrito no manual. Isto me ocasionou a troca do motor. Após trocado ela parou de secar. me custou a troca da válvula, uma brincadeira de quase 1000 reias, e muita dor de cabeça, e sem esperança alguma de venha a garantir uma roupa lavada e seca. O serviço de atendimento da Brastemp também foi péssimo.

    ResponderExcluir
  12. onde posso comprar o rele Finder 4152.9.012.0010?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.

      Você pode comprar no site www.proesi.com.br

      http://proesi.com.br/rele-finder-4152-9-012-0010-12v.html

      Excluir
  13. a minha está com erra EH1, você acha que se eu trocar o rele por esse finder e trocar os 2 TRIAC, volta a funcionar?

    ResponderExcluir
  14. Se for somente o triac e o relé sim.

    ResponderExcluir
  15. cara desmontei a bomba dagua desa maquina e não sei a posição dos fios vc pode me mandar uma foto de como se liga pois nao cei a posição das cores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não me recordo onde vai conectado na placa. Mais se a bomba é dois fios e for ac pode colocar na bomba que não vai ter problema.

      Excluir
  16. A minha está dando erro EH1. abri a caixa da placa e me deparei com a resina. vi que tem alguns componentes torrados. como você retirou a resina? algum químico ou "cavocando" mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, removi a resina cavocando mesmo. Descobri que aquecendo com um secador ela soltou mais fácil, mas pouca coisa. Para retirar a caixa plástica tive de serrar em fatias e depois colei a caixa com silicone de cura neutra.

      Excluir
  17. ola na minha quando ligo aparece o erro -66 e desliga nao, sei o faço pois comprei usada, vc ja viu esse tipo de erro
    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius, por esse erro não encontrei nada na internet, só mesmo conversando com alguém de uma assistência pra esclarecer isto.

      Excluir
  18. Boa tarde. Estou com uma máquina desta prata e vem dado o erro EA1 que interrompe a lavagem. Alguma dica de como poderia resolver este problema?

    Algumas vezes pressiono forte o painel (display) da máquina e volta a funcionar. Mas vezes consigo terminar a lavagem outras vezes não.

    Tenho muito receio de mandar para manutenção e gastar uma fortuna com algo que poderia ser fácil de se resolver. Me parece um mal contato.

    Abraço,

    Romulo T. Macêdo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romulo, desculpa a demora na resposta mas dá uma olhada na velocidade que a máquina está enchendo, pode ser só esse o problema. Se a pressão é boa e a máquina enche rápido e como você diz que apertando o painel a máquina funciona, tenta abrir a tampa superior e desconectar e reconectar o frontal pode ser mau contato nos conectores.

      Abraço.

      Excluir
    2. é só trocar a escova do motor custo R$95,00 reais, vc mesmo trocando.

      Excluir
    3. Parapentes, sabe aonde eu consigo encotrar essas escovas do motor? Desmontei a minha aqui e achei muito estranho, umas das escovas está no final, ja aparecendo o cobre e a outra está praticamente inteira.

      Excluir
  19. Obrigada Consertador pela sua paciência em responder a todos, estou apavorada com a minha, seguidamente ela mostra o mesmo erro EA1 e recentemente mostrou o EA2, o meu filho abriu o filtro atrás, que eu nem conhecia e ela voltou a funcionar, mas agora deu de novo o problema e eu não sei o que fazer, vc pode me ajudar? fico muito agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pelo que pesquisei esses erros estão associados aos sensores de nível, se a máquina demorar muito para encher ou esvaziar esses erros podem aparecer. Outro site dizia que pode ser o indicador de excesso de espuma, por isso o erro é esporádico.

      Excluir
  20. Respostas
    1. Opa, pelo que lembro vagamente esse erro é o sensor de porta. Dentro da fechadura existem dois sensores ligados em série, qualquer um que falhar dará o U4, se não me engano...

      Excluir
  21. Olá, estou com uma dessas com problema no rolamento. Sei que seu post foi voltado a parte de eletrônica, mas gostaria de saber se pode me dar alguma orientação para que eu mesmo efetuei a troca dos rolamentos (tenho algum conhecimento e ferramentas de mecânica automotiva). Obrigado, Arthur.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente amigo é só com algum técnico em máquina de lavar mesmo pra lhe ajudar na parte mecânica, o máximo que consigo lhe orientar é em como desmontar o frontal para acesso livre ao cesto.
      Retire os parafusos da porta, a tampa inferior frontal, a tampa superior, o painel eletrônico e depois os parafusos que estão embaixo de dos adesivos da cor da máquina na parte onde a tampa fecha... depois disso só com o mecânico mesmo.
      Abraço.

      Excluir
  22. Boa noite

    Acabo de verificar que a minha máquina está com o problema u4, que é a porta. Será que é muito caro pra arrumar? .....Como não tenho nenhum conhecimento em desmontar e arrumar , preciso contratar uma assistência técnica. Ai que dó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adrielle, pelo que lembro do conserto a fechadura é uma peça inteira e não era nenhum absurdo o preço, mas só mesmo na assistência pra conseguir a peça e avaliar se o problema também não é outro...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. A minha maquina tbm esta com o erro U4... levei na assitencia e eles me cobraram R$350 para trocar a placa, disseram que somente trocando a placa toda... existe outra maneira de solucionar esse problema?

      Excluir
  23. Ola, alguem poderia me dizer o que poderia ser o erro E12 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o que consta no manual é:
      Erro:
      E12 - Excedido o tempo de drenagem de água
      Ação:
      Verifique se a posição de escoamento está muito alta.
      • Verifique se a mangueira de escoamento está colocada corretamente.
      • Verifique se a mangueira de escoamento está entupida por fragmentos ou fibras.
      • Verifique se a mangueira de escoamento é muito longa.
      Verifique a causa provável, depois pressione inicia/pausa uma vez para reiniciar a Lava & Seca.

      É isso.

      Excluir
    2. http://www.4shared.com/office/3ZJiGBHR/Manual_de_servios_-_BWS24A_Lav.html?cau2=403tNull&ua=WINDOWS

      Ai galera o manual de reparos dessa Brastemp.

      Excluir
  24. Boa noite consertador,

    Obrigado pelo tutorial, minha máquina também parou de ligar do nada. Antes todas as funções funcionavam normalmente... Você sabe quais são os fios que alimentam o painel digital? Estou tentando verificar se pelo menos tem corrente chegando ali mas não estou entendendo quais são eles :-(
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mickael, vou ficar ter devendo esta resposta pois essa máquina ficou comigo somente durante a manutenção e não tenho nenhum esquema ou referência a coloração dos fios.

      Abraço.

      Excluir
  25. Como trocar o retentor e rolamentos da BWS24AS lava e seca, brastemp, tem algum manual tecnico para isso ou video explicando:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, desculpa mas não tenho nenhum material que explique isto e nem mesmo conhecimento para tal, neste caso uma conversa com algum técnico da assistência é o melhor caminho.

      Abraço.

      Excluir
    2. Marcelo, Conseguiu trocar os rolamentos da sua máquina?

      Excluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Olá, a minha máquina está com o seguinte problema, partindo com uma rotação altíssima, e o que causa o desbalanceamento da roupa, e trepida muito, chegou a bater contra parede.... após isso, a rotação baixa, e então aparece o erro EH2 e desliga. Poderia me auxiliar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, suspeito que possa ser o sensor de rotação que fica junto ao motor, ele é responsável por mandar os pulsos referentes a velocidade do motor para o microprocessador que controla a máquina. O problema pode ser o sensor ou mau contato na fiação que leva o sinal atá a placa embaixo da máquina.
      Abraço.

      Excluir
    2. Oi Gustavo!
      Estou com o mesmo problema na minha máquina, começando com uma rotação muito alta, que parece que o cesto está desencaixado. Você conseguiu resolver?
      Obrigada!
      Abs

      Excluir
    3. A minha apresentou o mesmo problema, não entra na programação de forma adequada! Um técnico fez um orçamento de R$1425,00 alegando ser problema no controle eletrônico e na interface

      Excluir
  28. Olá amigos do Blog!
    Tenho um Lava & Seca modelo prata que pela 3 vez estragou o motor mas agora fora da garantia. Sou técnico em eletrônica e tenho certa intimidade com manutenção mas não com esse tipo de equipamento. O preço é em torno de R$ 400,00 o motor, vale a pena trocar visto o problema crônico desta máquina? É muito complicada a troca?
    Um abraço amigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, quanto a troca do motor nesta máquina é relativamente simples, pois é possível fazê-lo com poucas ferramentas, porém é importante observar se o problema é o motor mesmo. Lembro que ao tirar o motor fiz ele funcionar em 12V (mostrado em um dos vídeos) pois este é um motor de corrente contínua. Nesta tensão ele vai girar muito lentamente mas mostrará, se for o caso, que o motor não está queimado, quanto a ligação é necessário interpretar o adesivo de ligação nele colado, é necessário alimentar as bobinas do estator e as escovas para energizar o induzido e fazer o motor girar.
      Uma das ligações que este motor possui no desenho é um fusível que pode ser by-passado ou medido para ver se não está aberto (entre os pinos 6 e 7 do esquema).
      Abraço.

      Excluir
  29. Muito obrigado pela sua informação foi bastante importante para nossa família,
    O meu pai tem um amigo que pedi o para dar uma olhada na maquina de lavar BRASTEP MOD: BWS24A/220.Ela estava dando erro EH1 ele fez todo us passos que vç informou no blogg, tirou o reler, mais não estava colado (deu um trabalhão) mais recolocou, e não retirou o erro.portanto ele correu todo o processo da funcionamento, foi encontrado outro defeito de fabricação, no motor tem duas escovas uma delas estava derretida, foi trocada e pronto problema do erro EH1 resolvido. portanto mais uma vez não fomos enrolado pelas autorizadas, podendo ser lesado em uma troca de motor que não existi. agradeço mais uma vez e estou a disposição de qualquer duvida neste tópico.
    Meu email :abraaol2001@yahoo.com.br.
    fone 81-8796-8636.(Recife-PE)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela colaboração, abraço!

      Excluir
    2. Ainda bem que surgiram soluções para o erro EH1. Vou tentar salvar a minha!!!

      Excluir
    3. Consegui salvar a minha máquina. Mesmo o técnico autorizado da Brastemp ter condenado o motor da minha máquina, o problema ocorrido foi na escova de carvão. Obrigado pelas dicas encontradas nesse site. Boa sorte a todos.

      Excluir
    4. Minha máquina acusou erro eh1 novamente. Eu a concertei em 20 minutos. Nunca pensei que fosse tão fácil consertá-la sozinho. Um obrigado aos idealizadores do blog e um vão se FUDER para aqueles que alegaram ser necessária a troca do motor por um novo!

      Excluir
    5. Onde vocês conseguiram adquirir as escovas de carvão do motor?
      Só conseguiu em sites fora do Brasil.

      Abraço!

      Excluir
  30. Ola, amigo não sei mais o que fazer, comprei essa bendita maquina e agora aparece o erro EH1, liguei em uma autorizada e eles foram em casa e falaram que o problema é o motor, que tinha que trocar mas a placa talvez não iria funcionar, mas nem sequer olharam a maquina e já foram falando que tinha que trocar o motor e o preço ficaria em R$ 650,00, mas não tenho esse dinheiro todo, moro em Santa catarina, Florianopolis no bairro de São jose se vcs souber de alguém que arruma favor me da um toque no fone: 048-9912-4702 pode ligar a cobrar...fiquem todos com Deus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, infelizmente não trabalhamos com manutenção ou possuímos loja para tal, este blog é um hobby do que costumamos fazer nas horas vagas. Sugiro que procure algum conhecido seu que entenda ou tenha noções básicas de eletrônica para olhar o Blog e fazer uma análise melhor do motor, pois parece o problema do relé e do motor pelos quais passei durante a manutenção desta máquina aqui do post. Seguindo os passos que fiz certamente ele chegará a uma conclusão muito melhor que os técnicos da assistência que lhe visitaram.

      Abraço.

      Excluir
  31. Fiz a troca de rolamento e tudo certo , agora estou com o seguinte problema erro EA3 ao terminar secagem e água no fundo do cesto molhando a roupa seca , tem alguma ideia do que pode ser .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suci, provavelmente o filtro da saída deve estar sujo demorando demais para esgotar a máquina. Outra possibilidade é de haver água ou sujeira dentro da mangueira/duto que vai até o sensor de nível. Como faz tempo que mexi nesta máquina não lembro onde fica este sensor, mas vale dar uma olhada.

      Abraço.

      Excluir
    2. Suci, Bom dia,
      Como você conseguiu fazer a troca do rolamento?

      Excluir
  32. Obrigado pela resposta mas já verifiquei isto , e só na hora de secar que acontece parece que água liga ao final do processo , testei desligando a água na hora da secagem e ocorre tudo bem não da o erro EA3 e nem molha a roupa no fim do processo

    ResponderExcluir
  33. como retirar o tanque pra trocar rolamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brastemp Laca e Seca: Troca dos rolamentos

      Amigo sei da demora na resposta... mas para trocar o retentor e os rolamentos requer primeiramente muita paciência e perseverança. Fiz isso recentemente na minha máquina. Primeiro você precisa de ferramentas adequadas para este fim. Não é uma tarefa fácil, pois tem que desmontar inteira, a máquina ficará só no chassi! Nada que com um celular filmando e tirando foto de toda a máquina não consiga remontar. Exemplo: retirou uma tampa (filma e fotografa) de vários ângulos. Inicia-se pelos fundos, depois retira o contra peso em cima e o sistema de montagem, depois, um compartimento azul, depois motor, polia e cabos de energia, depois o parafuso do eixo e retira a rodana que vai a polia. A vai para a parte da frente da máquina. Retira os quatro parafusos da porta e remove ele (muito cuidado pq é de vidro a parte interna). depois vc verá 7 tasquinhas adesivas em plástico que por trás tem os devidos parafusos. Ao retirar, muito cuidado, pois há uma trava alavanca de travar a porta que pode sair do lugar e ficar dando o ERRO U4. Ao retirar esta carenagem frontal verá uma borracha cinza e nela há um arame para segurar (muito cuidado para não quebrar este arame na retirada), depois retira a segunda parte da borracha do cesto e lá tem outro arame. Após tudo isso e desconectado todos os fios e mangueiras, ai sim você retira o cesto inteiro pela frente ou por cima do chassi. Agora você precisa desparafusar a proteção plástica do cesto que divide em duas partes. Retirando, você terá acesso ao rolamento interno (maior) e o retentor, saliento que é bom sempre trocar os dois rolamentos, mesmo que esteja aparentemente bom (eles tem uma vida média de no máximo 3 anos em pleno funcionamento). Para retirar que ser na pancada mesmo. Pega uma barra de ferro e vai pateado no interior de preferencia com uma marreta de borracha até sair. Saindo é só fazer a limpeza e colocar os novos rolamentos. Para remontar é só fazer todo processo no sentido contrário. É isso ai! Não esqueça de sempre filmar e fotografar. Abs

      Excluir
  34. desculpe esqueci de dizer que e uma lava e seca brastemp 24bwsa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio,
      Não espere nada fácil, você precisa desmontar ela por completo.
      Se você não tem intimidade com algum tipo de manutenção e desmontagem vai ser muito difícil para você.
      Troquei o motor, a correia e todo o tanque onde o cesto de inox vai encaixado porque a Brastemp não vende os rolamentos e os retentores separados.O motor tive que trocar porque superaqueceu e derreteu as escovas de carvão do motor.
      Se quiser se aventurar tenho algumas dicas e vídeos de outras máquinas que você pode usar para se basear.

      Excluir
    2. se puderes me mandar o video agradeço, no e-mail cspalhares@ig.com.br

      att
      claudio

      Excluir
    3. Olá,
      Resolvi não enviar para o seu e-mail e colocar aqui para compartilhar com outras pessoas também pois é uma máquina com bastante problema.
      Segue abaixo alguns vídeos explicando como desmontar o cesto de algumas lava & seca como da Brastemp.
      Lembrando que não são idênticas a da Brastemp mas marcas similares que usam as mesmas peças.

      https://www.youtube.com/watch?v=0ug4zjDzE2E

      https://www.youtube.com/watch?v=XaFF2-Rl8Nc

      https://www.youtube.com/watch?v=8zzy4d9uE5Q

      https://www.youtube.com/watch?v=XNiy0_2CDvE

      https://www.youtube.com/watch?v=38YBrNJQEeU

      Abraço!

      Excluir
    4. Obrigado pela colaboração Luciano!

      Abraço.

      Excluir
    5. Luciano,

      Encontrei num lugar que vende só os rolamentos, estamos com dúvidas se conseguimos fazer a troca só deles? E a maquina apresenta um vazamento de água achamos que pode ser do próprio rolamento?

      Excluir
    6. Olá Aline,
      Você consegue trocar somente os rolamentos mas é aumenta a dificuldade. A Brastemp vende o conjunto completo do suporte do cesto com os rolamentos e retentores. Quanto ao vazamento são os retentores que estão com problema também. Se for trocar os rolamentos terá que trocar os retentores também.

      Excluir
    7. Boa noite,

      Luciano, realmente vai ser mais fácil fazer a troca do cesto, mas estamos estudando como será feita a troca. Muito obrigada por responder.

      Excluir
  35. A minha maquina tbm esta com o erro U4... levei na assitencia e eles me cobraram R$350 para trocar a placa, disseram que somente trocando a placa toda... existe outra maneira de solucionar esse problema?

    voce sabe me dizer o modelo dessa placa? para que eu possa tentar comprar aqui no Brasil ou fora?

    ResponderExcluir
  36. Eu tenho uma máquina dessas à 5 anos, nunca deu problema... creio que dei muita sorte, porque todo mundo reclama muito dela. Outra coisa que penso tbm, ninguém entra em fóruns ou sites para elogiar um produto... é sempre pra falar mal.

    No segundo ano, ela deu um erro EC6 se não me engano, dei uma pesquisada, bastava abrir e dar um reset... ok... nunca mais deu nada...

    De uns 6 meses pra cá, ela vem entrando água "constantemente", mesmo desligada... muito pouca água, mas entra... se seco uma roupa e deixo de um dia para o outro, ela acaba molhando novamente... fui cuidando e deixando...

    Mês passado deu um erro E11 e não saiu mais a água... só entrava, ae ferrou.

    Pesquisei muito, entrei em sites, vi videos, blogs... (sou leigo no assunto). Descobri que era a bomba d'água... desmontei ela... não tinha nada prendendo a bomba, montei de volta... funcionou de novo... por 10 minutos... Vi que conforme a posição que a bomba d'água ficava, ela não conseguia arrancar novamente... OK, vamos trocar essa coisa.

    Fui atrás das peças (preparado pra tomar uma facada de uns R$ 500,00 ou mais), consegui de primeira, em um lugar gigante aqui em Porto Alegre. A bomba d' água R$ 39,00 e a válvula de entrada de água R$ 51,00 (que nesse modelo é de 4 vias)... Tudo original.

    Desmontei tudo, montei de novo... 2 horas de trabalho... Está perfeita! Não entra mais água toda hora, está saindo água que é uma beleza, está mais silenciosa (a bomba d' água original fazia muito barulho).

    Tomara que dure mais 5 anos...

    Nem tudo são flores nessa máquina, ela faz MUITO barulho, vibra muito quando a roupa fica mal acomodada na centrifugação... ao ponto de passear pela área de serviço... Agora eu escoro ela nas laterais, ela fica quietinha... vou ter que bolar alguma coisa pra prender os pés dela no chão...

    Fica ae meu relato, talvez possa ajudar alguém... pois economizei uns R$ 300,00 fazendo tudo sozinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho essa máquina há 5 anos... Hoje pela primeira vez me deparei com um erro E12... Espero que com essas sugestões deste forum consiga que ela retorne a vida...

      Excluir
    2. Também tenho essa máquina há 5 anos... Hoje pela primeira vez me deparei com um erro E12... Espero que com essas sugestões deste forum consiga que ela retorne a vida...

      Excluir
  37. Bom dia minha maquina esta apresentando erro U4 e travou ... a questão é quem tem roupas dentro como faco para abrir!!! agradeco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roger, se travou desse jeito, desmonte o acabemento frontal inferior e deve aparecer uma pequena corda, puxe esta até destravar a porta. Lembro que quando desmontei a máquina achei curioso este recurso.

      Abraço.

      Excluir
  38. Boa noite! minha maquina deu erro EH1, vi que pode ser relê, como chego nesse relê? pode me explicar ou enviar um video? Agradecidamente katia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katia, o circuito onde está o relé fica na parte frontal inferior da máquina, mas antes de sair trocando o relé verifique as condições do motor, se esta funcionando, como já expliquei aqui em outras respostas do Blog. Para identificar o relê, existe uma foto no final da postagem que mostra o relê finder, este é geralmente o responsável pelo problema, mas pode ter mais coisa aí neste erro como motor, ligação, ponte retificadora, triac ou mesmo as trilhas do circuito impresso.

      Abraço.

      Excluir
  39. Boa noite!
    Promeiramente gostaria de te parabenizar para esse trabalho publicado, ficou excelente!
    No meu caso o erro EH1 era devido a um mau contato entre uma escova e o coletor do motor, isso devido a um pequeno derretimento do suporte da escova, que é em plástico.
    Concertei há cerca de um ano, nesse período a máquina funcionou discretamente bem.
    Depois de uns 8 meses, a máquina começou mostrar o erro "U3" na fase de centrifugação, cadavez mais frequente, até nem fazer mais a centrifugação.
    Segundo o manual, esse erro é devido ao mau posicionamento da roupa dentro do cesto (desbalanceamento muito grande) ou ao fato que tem pouca roupa centrifugando.
    Também dei uma olhada na internet, vi que, na verdade, esse erro é bastante misterioso e parece ser dificil entender a causa.
    Obviamente tentei colocar mais roupa, menos roupa, sem roupa, ajeitando manualmente a roupa, e assim indo. Nada.
    Gostaria de saber, então, se você conhece quais são as variáveis (sensores, corrente do motor, RPM do motor, etc.) que interferem com o processo e que desencadeia o aparecimento desse erro.
    Claro, gostaria de saber a solução do problema, se for de seu conhecimento.
    Agradeço muito a sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio, obrigado pelo comentário mas realmente não tenho conhecimento para lhe dizer qual o sensor ou ligação responsável pelo desbalanceamento. O contato que tive com essa máquina foi somente durante a manutenção e que levou duas semanas. Pesquisei na internet algo à respeito para lhe ajudar mas também não encontrei nenhuma referência importante o que talvez o ajude é procurar pelo termo "unbalance sensor washing machine" e nas imagens talvez apareça alguma peça familiar a encontrada preso ao cesta da máquina.

      Abraço.

      Excluir
  40. Bom dia, Minha dúvida é se é possível fazer a substituição só do rolamento da maquina Brastemp BWS24ASBNA? Sem trocar tanque o suporte? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pelos comentários aqui do blog acredito que é possível mas somente alguém mais especializado para lhe dizer isto corretamente.

      Obrigado.

      Excluir
  41. Amigo, programo a maquina pra lavagem ela começa encher e da erro E11, aperto iniciar novamente e ela continua enchendo e nao para mais de encher. O que pode ser? Sera a placa principal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pelo que parece é falha no sensor de nível que pode ser falha eletrônica do pressostato ou rompimento da mangueira que vai do tanque da máquina até o pressostato.

      Abraço.

      Excluir
  42. Boa noite!
    Gostaria de compartilhar com vocês a minha experiência acumulada nesses ultimos meses.
    Como escrevi pouco acima, há cerca de um ano apareceu o erro EH1 que eu solucionei dando uma arrumada ao porta-escova do motor e, então, melhorando o contato entre escova e coletor do motor.
    Depois de uns 8 meses, a máquina começou mostrar o erro "U3" na fase de centrifugação, cadavez mais frequente, até nem fazer mais a centrifugação.
    Esse erro é devido ao mau posicionamento da roupa dentro do cesto ou á escassez de roupa na cesta.
    Na internet não encontrei nada que pudesse ajudar.
    Desmontei novamente a máquina em procura de um sensor de balanceamento mas não o encontrei, na verdade acho que não tem.
    Nessa altura não sabia nem o que fazer: segundo a autorizada poderia ser o motor ou a placa que, juntos, custam quase como uma máquina nova.
    Essa máquina é um lixo, é só pesquisar um pouco na internet para ver a quantidade de reclamações que tem esse produto. Por isso nem me passou pela cabeça a possibilidade de investir uma boa quantia de dinheiro em algo tão ruim.
    Assim, um pouco para caso, desmontei novamente o motor e, com grande surpresa, percebi que o porta-escova estava muito derretido e, por conta disto, a escova estava "deitada" no coletor.
    Obviamente a Brastemp não vende o porta-escova com escova, só vende o motor inteiro.
    Assim, comprei um durepox e uma banal escova para máquinas industriais de um tamanho um pouco maior. Em tudo gastei R$ 18,30.
    Com um pouco de paciência, com o durepox re-modelei o porta-escova e com uma lixa nº 120 foi re-modelando a escova até chegar ao tamanho da escova original.
    Montei tudo e testei. Uma maravilha. Já fazem 2 meses que funciona sem apresentar erro nenhum.
    Tudo isso me induz a pensar que a máquina monitora o balanceamento da cesta de uma maneira indireta, ou seja, a máquina monitora os parâmetros do motor (corrente, tensão, RPM).
    Gostaria também de fazer um comentário sobre o projeto em si do motor: o eixo das escovas é inclinado de cerca 15º respeito o raio do coletor do motor. Já que o motor rotaciona nos dois sentidos, na minha modesta opinião, essa inclinação é prejudicial ao funcionamento.
    Suspeito até que essa característica seja proposital para encurtar a vida útil do motor.
    Espero realmente que a minha experiência possa ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dica. Minha história é exatamente a mesma. Estou na fase do erro U3. Agora vou revisar as escovas novamente. Se der certo vou estar te devendo uma. Realmente faz todo sentido q a máquina monitore a vibração pelo motor, pois a vibração afeta indiretamente a corrente do motor.

      Excluir
  43. É muito difícil trocar o motor desta máquina? a assistência me pediu 980 reais pra fazer o serviço achei o motor na NET pro pouco menos de 300.. Já desmontei a maquina pra resolver outros erros tipo EA1( pressostato) e o ec6 ( do termostato) porém estou com esse problema u3 agora... Procurei o sensor de balanceamento e não encontrei nada q pudesse fazer isso... Estou pensando em trocar o motor se for tranquilo de fazer eu mesmo faço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heder, a troca do motor é simples, são poucos parafusos e o acesso é pela parte traseira da máquina.

      Abraço.

      Excluir
  44. Olá, muito bom seu post, me deu até esperança para arrumar a minha... A minha máquina não está acionando, ela diminuí o tempo, comp se estivesse funcionando, porém não chega a dar o comando... Sabe o que devo fazer? Pois onde moro, ninguém arruma :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taciana, isso somente um técnico pra te ajudar. Geralmente quando a máquina não comanda as funções costuma alarmar algum tipo de código na tela, se nem isso acontece pode ser o painel que não está comunicando com a placa de acionamento ou o processador de alguma delas com problema.

      Abraço.

      Excluir
  45. Show de bola esse Blog. sou da opinião "do it yourself". Se mais gente postar suas experiências acharemos e resolveremos muitos problemas, já que a assistência e a Brastemp ferram com o consumidor. Bom, gente, estou com um problema transitório, as vezes o display indica E7C, alguém já teve esse erro, sabe o que pode ser? att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlio, pelo que encontrei na internet no link http://www.vgportal.in/webcms/service_manaul_-_error_codes.docx acredito que o relê responsável pelo aquecimento possa estar danificado com os contatos colados.

      Abraço.

      Excluir
  46. bom dia consertador, suas informações foram muito util, o caso da minha maquina com erro eh1 foi trocado o rele finder e começou a funcionar, mas apos algumas lavagens retornou, ai tive a curiosidade de verificar o induzido, observei uma marca diferente onde no rotor onde passa a escova, girei com a mão ( com o plug desconectado da tomada ) e notei uma folga ou seja de vez em quando a escova não encostava no coletor.
    resolvi testa-la de novo, o erro EH! sumiu mas saia muita faisca no coletor, resolvi remover o porta escova onde observei que estava muito gasta chegando no cobre que prende a escova.
    não consegui achar o porta escova completo, então comprei uma escova parecida onde foi preciso lixa-la para ajustar no canal e soldei no terminal.
    montei e ela esta funcionando.
    desde ja sou muito agradecido pelas dicas.

    ResponderExcluir
  47. Minha deu erro u4 , trocamos a trava da porta seguiu o erro , a placa do display esta intacta assim com a outra q vai embaixo, nenhum componente torrado ou c sinal de queima, alguma dica onde seria o problema? Qual placa q comanda o travamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neise, o erro U4 é realmente relacionado com a porta, o que se pode fazer é ligar o sinal do sensor direto para efeito de testes. Este sinal vai direto para o painel superior. Já o comando para destravar a porta vem da placa de controle na parte inferior da máquina.

      Excluir
    2. Ola amigos que sofrem com a Brastemp também!!!
      Estou passando pelo mesmo problema que a Neise.
      Amigo concertador, como faço pra ligar direto o sensor da trava? É uma peça preta que parece um termostato dentro da trava?

      Estou com receio de trocar a trava e ser também a placa de controle.

      Vlw galera!!!!

      Excluir
  48. Olá ! Minha máquina está funcionando por completa (fora a dança, as vezes), mas no momento de enxaguar tem vazado água no chão, que chega a escorrer um pouco pelo piso. Pude observar, que o vazamento não é das mangueiras traseiras, vem de dentro mesmo. Porém, isto não ocorre todas as vezes. Acho que quando está com mais roupa isto acontece. Quando comprei colocava bastante roupa, atualmente procuro colocar menos. Consertador, você tem uma idéia do que possa ser ? Pensei em retirar alguma tampa para tentar observar onde vaza. Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  49. E o erro EAI o que significa. A minha nem destrava mais a porta e segundos depois de ligar dá esse erro. Agradeço de antemão a explicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este alarme, se for EA1, está relacionado ao sensor de nível de água da máquina.
      Obrigado.

      Excluir
  50. Ólá! Tenho um modelo muito parecido com esse, o meu problema e que a porta travou e não que mais abri...E quando vou ligar a maquina desliga todo o disguntor da casa! Vc tem alguma solução?

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. bom dia.alguem pode me ajudar, tenho uma brastemp bws24a que apresento o erro E6C.pesquisando na net vi que o problema era um termostato de segurança que tinha que destrava, abri a maquina apertei o termostato e ela voltou a funciona, ai é aonde veem minha duvida agora, depois de ums dias ela apresentou o problema EH1, então percebir que aonde fica o termostato na caixa de secagem(ou caixa de resistência etc)estava muito suja dentro dela e o termostato de seguranca estava muito corroído por causa dos produtos de limpeza, então queria saber se esse termostato ou a propria caixa suja aonde fica ele pode dar esse problema EH1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Erro E6C foi detectado que o aquecimento da máquina está ligado continuamente e o EH1 indica medição anormal da velocidade do motor. Ao final do post coloquei um link com o manual de códigos de erros.

      Obrigado.

      Excluir
  53. Respostas
    1. No erro EC6 indica um funcionamento anormal do aquecimento da máquina.

      Obrigado.

      Excluir
  54. lava e seca 7Kg Brastemp
    oi amigo tenha essa maquina o tecnico me falow que o conserto fica em torno de 1500 reais absurdo , pifou uma placa da interface sera a energia nao chega ate essa placa , teria conserto e placa que liga a maquina a da frente
    me ajuda sera tem possibilidade tenho quer jogar fora

    ResponderExcluir
  55. Se vc for de BC posso dar uma olhada.

    ResponderExcluir
  56. Ótimo post. Consegui resolver o problema da minha máquina só trocando os componente que você citou. Parabéns e muito obrigado!

    ResponderExcluir
  57. Boa noite Anderson. Esta máquina é realmente uma bomba, a minha já estragou a resistência de secagem, o sensor de nível e agora parece que a placa está condenada. Caso a assistência confirme o diagnóstico vou refazer o comando dela através de um Arduino. Sei que vai dar um bom trabalho mas consigo fazer a máquina funcionar do meu jeito assim. Pelo que vi o motor da máquina é 127 ou 220 Vca, conforme o modelo. Não consegui descobrir ainda como é o controle de velocidade do motor. Quando você desmontou esta máquina conseguiu entender como este controle é feito? Me veio na cabeça algo parecido com um inversor de frequência. Obrigado e abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, o controle da velocidade é feita com um triac e depois uma ponte retificadora. Se observares na placa fica preso no dissipador o triac e a ponte retificadora.

      O microcontrolador da máquina detecta a passagem da tensão alternada por zero, conta um tempo em microsegundos e então dispara o triac. Este tempo é proporcional a rotação desejada, quanto mais próximo de zero mais tensão efetiva será entregue ao motor, ex: se fizeres o disparo do triac em toda passagem por zero da senoide da rede elétrica a carga conectada a ele ficará com 100% da tensão efetiva colocando neste caso o motor na rotação máxima. Para 60Hz temos o tempo o período por ciclo de 16,6 milisegundos onde cada semi-ciclo tem 8,3ms. Se marcares uma passagem por zero e disparar o triac após 4,15 ms a tensão efetiva sobre o motor será de 50%. Lembrando que este motor é de corrente contínua e por isso após o triac utiliza-se a ponte retificadora.

      Obrigado.

      Excluir
  58. Ola.
    Estou escrevendo para compartilhar minha experiencia com esta máquina de lavar e secar. Não sou mecânico e nem trabalho com eletrônica. Sou analista de sistema. Com a ajuda de amigos fomos eliminando as possibilidades e depois de muitas tentativas, trocamos o relê que aciona o motor onde substituímos pelo mesmo modelo que "O concertador" sugeriu neste post. (Finder 4152.9.012.0010). O resultado foi que a máquina voltou a funcionar e inclusive já lavei algumas roupas nela.

    A única coisa que ainda não descobri é a função de O3 (Ozônio) que quando feito algum programa com esta opção ou apenas ela, aparece no visor o erro E00. Em breve posto novidades sobre este erro.


    Gostaria de agradecer "O Consertador" que fez um orçamento de R$ 1200,00 para consertar a máquina, baixar para R$ 20,00 (preço da peça) e a mão de obra foi na base da camaradagem com meus amigos que me ajudaram onde uma cerveja resolve o problema :-)

    Valeu!
    Abraços
    Carlos Schuster

    ResponderExcluir
  59. Ola Pessoal...

    Depois de muito pesquisar e não achar nada de concreto, gostaria de perguntar aqui no Blog o seguinte.

    Alguém já teve no visor desta máquina o erro E00?

    Ele ocorre pra mim quando escolho algum programa que usa a função OZÔNIO. Na verdade, se escolher somente esta função ele também da o erro.

    Se escolho fazer uma lavagem com este programa, a máquina até faz toda a lavagem, enxague e depois centrifuga. Quando vai iniciar o processo do Ozônio apresenta este erro E00.

    Alguma sugestão?
    Desde já obrigado.!

    Obs.: no manual este erro não consta na lista de erros existentes.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, nesse link http://www.vgportal.in/webcms/service_manaul_-_error_codes.docx tem o manual de erros. O Erro E00 indica que não há sinal de operação do gerador de ozônio por mais de 8 segundos. Procure no documento o termo E00 que encontrarás a explicação.

      Abraço.

      Excluir
    2. Show! Obrigado!. vou investigar o problema e posto aqui o resultado do que encontrar e resolver. Valeu! Carlos Schuster.

      Excluir
  60. estou com minha máquina em curto pois qd ligo na tomada derruba o disjuntor. pode ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, somente com uma verificação de um técnico para determinar o que está acontecendo. O mais indicado é encaminhar para a assistência primeiro.

      Obrigado.

      Excluir
  61. Olá, boa noite tenho uma Brastemp Clea 10kg. Ela não liga e já apresentou o mesmo problema em outra oportunidade e foi trocado a placa de força. Troquei novamente mas não ligou. Por onde começar agora, já que foi jampeado o botão da porta e nada acontece.ao ligar na tomada os leds piscam duas vezes e nada mais acontece. Existe algum outro dispositivo que posso verificar? E a questão da válvula de água? Ainda existe outra placa que é a placa de comando que fica do lado esquerdo, ela apresenta defeitos?

    ResponderExcluir
  62. Boa noite, preciso de ajuda pois estou com dificuldades para encontrar o relé q queimou na minha lava e seca tbm. Poderia me informar onde posso comprar esse relé? Por favor? Pois é mto caro uma placa completa.

    ResponderExcluir
  63. Alguém sabe onde tem as escovas do motor pra vender?

    ResponderExcluir
  64. Consertador, é possível t contratar? Grata alessandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra, um dos membros do Blog realiza serviços de manutenção e se necessitar de algo envie email para megatechlife@gmail.com

      Obrigado.

      Excluir
  65. Bom dia pessoal,alguém conhece o erro EH2 ?

    ResponderExcluir
  66. Bom dia pessoal,alguém conhece o erro EH2 ?

    ResponderExcluir
  67. neste site encontrei muitas respostas-http://pt.scribd.com/doc/256352255/Manual-de-Servicos-BWS24A-Lava-e-Seca#scribd

    ResponderExcluir
  68. Ola!

    Acabei de estragar a minha máquina :-(
    Na verdade através deste site consegui consertar a mesma e todas as dicas que foram colocadas neste site tiveram sua utilidade neste processo.

    Inclusive consegui resolver o problema do gerador de Ozônio que apresentava o erro E00, comprando um novo por R$ 19,80 na minha cidade que é Joinville.

    Hoje fazendo uma lavação, a máquina produziu muita espuma (devo ter colocado muito sabão) e o resultado foi que num determinado momento que não estava próximo escutei um barulho estranho da máquina e corri e vi a máquina cuspindo espuma pelo dispenser de sabão e o painel estava todo "doido" mostrando os caracteres embaralhados.

    Puxei da tomada, abri a máquina toda, tirei a água e depois que percebi que nenhum componente eletrônico havia sido molhado, como placa principal, painel de acionamento, motor, etc, resolvi colocar na tomada pra destravar a porta e ai deve ter sido meu erro. Deveria ter usado o cordão de segurança que ao puxar o mesmo e tentar abrir a porta ele libera a trava.

    O motor deu um rápido sinal de vida (um pico de energia girando o tambor) e nada mais ocorreu. Parou completamente sem nem acender o painel, simplesmente a máquina esta morta e com cheiro de queimado na placa principal.

    A pergunta é.
    O que pode ter queimado nela e que poderia tentar trocar?
    Não sei por onde começar a analisar, pois visualmente não consegui identificar o(s) componente(s) que pode ter "torrado".?

    Desde já, agradeço a indicação de um caminho.

    Obs.: já tirei o motor e testei o mesmo fora da máquina e esta funcional. Então continuo acreditando que o problema é na placa principal pois como disse, existe um cheiro de queimado nela.

    Obrigado
    Abraços
    Carlos Schuster.

    ResponderExcluir
  69. Ola

    Fazendo mais investigações no dia de hoje, descobri que entrou água na placa principal. Apesar de da placa ficar dentro de uma caixa, virada de cabeça pra baixo, eu havia feito um corte retangular de uns 5cm x 3cm pra troca de um rele (Finder 4152.9.012.0010). Fiz a colagem do buraco com silicone de cura neutra, mas mesmo assim passou água :-(

    Vou abrir a placa toda pra ver se descubro o que pode ter ocorrido e a extensão do estrago.

    Valeu
    Abraços.
    Carlos Schuster

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, desculpa a demora na resposta e acredito que você já tenha resolvido o problema, poderia deixar o registro de como finalizou o conserto desta máquina?

      Obrigado.

      Excluir
    2. Ola!

      Pior que ainda não consertei. Mas vou lhe descrever o que fiz até o momento.

      Não sou da área de eletrônica, mas conheço de informatica. Vou usando destes conhecimento que tenho junto com seu Post para "tentar" consertar.

      Bom.
      Pesquisando sobre como comprar uma placa nova pela internet, mas buscando trazer de fora (Sanyo) como você citou, descobri que a placa é muito parecida, mas não é idêntica. Ou seja, se comprar de fora, a placa não terá todas as entradas para os plugs que tenho na Brastemp.

      Depois de muita pesquisa, por não ser um cara de eletrônica, optei por comprar esta placa de controle Eletrônico e encontrei ela aqui na minha cidade (Joinville-SC) por R$ 380,00 em 3x. Achei "aceitável" o preço pois eu mesmo instalaria.

      O problema é que continua nem dando sinal de vida (o display nem liga).

      Então estou testando com Multimitro todos os plugs que consigo desconectar pra ver se a energia esta chegando, pois pelo que entendi, a energia passa por uma pequena placa que fica na parte traseira da máquina, depois dali os fios seguem para a placa de controle eletrônico (esta placa que comprei) e dali sobre até o painel de acionamento.

      Até a placa eu meço normalmente os 220v. Meu problema agora é por não conhecer de eletrônica é saber qual é a corrente que a placa eletrônica joga pra cima na placa de acionamento (interface).

      É corrente contínua? Alternada?

      Mas meu cheiro, pois comprei a placa nova, é que o problema esta na placa de Interface.. e esta pelo que vi tem o preço mais salgado.

      Bom

      Agradeço se puder me dar alguma orientação de como testar pra saber se a energia estar passando para a placa de Interface (eu já abri a mesma e tirei da caixa com a resina e visualmente não identifiquei problemas, pelo menos eu acho)

      Obrigado
      Carlos Schuster

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. UPDATE:

      A máquina voltou a funcionar! Coloquei a placa que comprei mas não ligava. Ai voltei a reler todo o post do Blog desde o início pra tentar descobrir algo e novamente esbarrei na parte onde você citava que "existia um fusível" e que a Assistência havia retirado.

      Confesso que ainda não tinha encontrado o dito fusível. Fazendo testes com multímetro, encontrei o lugar onde não passava corrente e Bingo! Era no chicote que fica bem na parte debaixo da máquina e alimenta a placa nova que comprei. Na minha maquina tinha uma fita vermelha em cima do chicote (acredito que pra indicar que ali era o fusível).

      Acabei ligando direto só pra testar e usar no final de semana a máquina e tudo voltou 99%. Vou comprar um fusível igual e colocar no local.

      Depois de ter queimado a placa, o painel de interface, o número que controla o tempo de centrifugação (de 1 min até 9 min) ficou danificado, não aparece corretamente.

      Mas isto não impede o uso ou a função.
      Enfim
      Voltei a fazer a maquina funcionar e mais uma vez, obrigado ao "O Consertador" que fez um excelente trabalho repassando seu conhecimento!

      :-)

      Abraços
      Carlos Schuster.

      Excluir
    5. boa noite Carlos, vc pode me passar o contato da loja em que vc conseguiu as peças em Joinville? obrigado!

      Excluir
    6. Ola Diogo.

      achei na Barni

      http://www.barnirefrigeracao.com.br/

      era a última peça que eles tinham em estoque na época que compre a uns 4 meses atrás, ok

      Valeu
      Abraços
      Carlos Schuster

      Excluir
  70. Olá!
    Cometi a imbelicidade de comprar a máquina e não medir a porta de entrada do cômodo onde ela ficaria. A brastemp é 2,5cm maior em comprimento do que a entrada. A autorizada me informou que não possível desmontá-la para entrar pela porta. Gostaria da sua opinião antes de trocar. É mesmo impossível?

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpa a demora na resposta e a esta altura você já deve ter resolvido a situação, poderia deixar o registro como foi a solução do problema?

      Obrigado.

      Excluir
  71. Bom Dia

    Alguém saberia informar a descrição da correia da polia agitador do tambor da lava e seca brastemp ative 7 kg prata - bws24as?

    Pois ganhei uma e a mesma veio sem a correia. Se alguém poder me informar ficaria grato.

    P.S: Show de bola o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pesquisei na internet e não achei nenhuma referência, acredito que somente na assistência para obter esta informação. Assim que conseguir você pode publicar aqui no blog?

      Obrigado.

      Excluir
  72. oi.. tenho uma brastemp e o tecnico falo que e o fusivel.. vc sabe quanto e mais ou menos um fusivel para essas maquinas e se e facil a troca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essa informação somente mesmo com a assistência. A máquina aqui do post também não tinha fusível e coloquei um de 15A até onde lembro. O fusível se não me engano está na parte inferior do lado esquerdo junto do chicote elétrico.

      Obrigado.

      Excluir
  73. Bom dia consertador! Estou com uma lava e seca com erro EH1, ao seguir suas orientações ao comprar os componentes para reparo; o vendedor da loja me informou que o BTA12 não substituiria o Triac original Sanrex T2D8F e que era pra mim utilizar o BT136 ou BT138! o mesmo me informou que o datasheet do BTA12 era diferente do datasheet do original Sanrex.
    Voce pode me confirmar esses informações ? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, comparando o datasheet dos três componentes observei que o BTA12 é o que tem a maior capacidade de corrente: 12A, contra 4A do BT136 e 2A do T2D8F, quanto as tensões de operação o BTA pode ir de 600V a 800V dependendo do modelo e na máquina do post utilizei sem problemas.

      Obrigado.

      Excluir
  74. Olá, bom dia amigo.
    Tenho uma dessas ai, está lavando e centrifugando normalmente, mas quando coloco a roupa para secar ela entra no programa normalmente, porem não seca porque a agua esta saindo fria, alguma sugestão. Obrigado. Rogério Freitas.

    ResponderExcluir
  75. Minha maquina parou com roupa dentro e a porta esta travada ...oque eu fasso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que nao tenha quebrado sua porta, tem uma corda para abertura de emergencia tirando a tampa frontal inferior, fica do lado direto

      Excluir
  76. Com qual referência eu encontro o relé finder?

    ResponderExcluir
  77. Holá Consertador, holá á todos!

    Durante seus testes apareceu o cod 777?
    estou tomando forças para pegar nas ferramentas, ao que tudo indica é a placa interface.

    ResponderExcluir
  78. O que significa o erro EC6...alguém ja teve esse tipo de problema ???

    ResponderExcluir
  79. to com problema de encontrar os triac M2LZ47 e T2D8F, e vi no seu post que vc substituiu pelo BTA12 mas tbm nao encontrei esse, vc sabe outro que possa substituir

    ResponderExcluir
  80. Esta foi a pior compra da minha vida. A Brastemp já trocou 3x a máquina por apresentar o mesmo problema depois de 1 ano de uso e na quarta, entrei na justiça e após um ano e meio de luta consegui parte do dinheiro de volta. Realmente, essa máquina é muito ruim, deu problema desde o inicio. Brastemp nunca mais!

    ResponderExcluir
  81. Tenho uma máquina dessas e ela derruba o DR do quadro quando ligo na tomada. o que pode estar acontecendo de errado?

    ResponderExcluir
  82. Ola consertador! Estava olhando minha máquina desse mesmo modelo do seu artigo e reparei que o rele do dissipador dá um clique, passa um tempo dá outro e logo depois acusa o erro EH1. Poderia me dar uma ajuda em como testar ele? Como removo a tampa dele? Tem um jeito fácil?
    Valeu e ótimo artigo !

    ResponderExcluir
  83. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  84. olá consertador,Gostaria da sua ajuda!
    tenho uma lava seca idêntica ao post e ela anda fazendo um barulho infernal ao centrifugar.Ao desmontar a parte traseira, percebi que há um rastro circular de graxa.O que leva a crer que o retentor esteja estourado e o rolamento estragado(por isso o barulho)
    sou mecânico e me recuso a pagar o que é cobrado no repraro,algo proximo de 500 reais.
    Como faço pra trocar essas peças?precisa de alguma ferramenta específica?existe algum segredo pra não danificar peças no desmonte?
    desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Diogo.

      Eu também tenho uma máquina destas mas meus problemas eram na placa de potência. Já voltou a funcionar com a troca da placa pois não tive paciência de tentar investigar a placa (ver post que fiz logo acima)

      Neste processo de conserto, tive ajuda de um amigo e que por conhecer da máquina através das vezes que mexemos na minha, ele acabou comprando uma máquina idêntica a minha (no caso a nossa) :-) mas com este problema que você cita ( ele pagou R$ 250,00 na máquina) pois o dono não queria pagar os R$ 500,00 ou R$ 600,00 que a assistência estava pedindo (Mesmo caso que o seu)

      Ele não é mecânico, mas pelos conhecimentos adquiridos vendo a minha máquina e informações aqui do Blog, basicamente foi "desmontando a máquina" e fotografando tudo pra não perder a ordem das ligações pra poder remontar.

      Ele retirou o cesto inteiro (a parte plastica em volta é bi-partida) e tirou por trás da máquina toda a estrutura.

      Também não sabíamos como tirar/desmontar o conjunto. Até tentamos "martelar" o eixo central (com um pedaço de madeira em cima pra não danificar o eixo) de forma a tirar o cesto de alumínio mas não tivemos muito sucesso.

      Como ele conhecia um cara que faz manutenção por conta em lavadoras e ar-condicionado, levamos lá e ele fez o serviço de retirar/desmontar os 2 rolamentos (interno e externo) e o retentor.

      No intuito de não "gastar muito" e como o cara é conhecido, buscamos o cesto desmontado mesmo e ele deu algumas dicas que acredito que é o que você precisa.

      Eu não sou mecânico, na verdade sou analista de sistemas, (Rsss) mas já estou conhecendo um pouco desta máquina, então me desculpe as expressões erradas, ok. As informações abaixo foram passadas pelo cara que desmontou esta parte dos rolamentos e retentor.

      A parte interna onde vão os 2 rolamentos é feita de alumínio.
      Ele explicou que aquecendo esta parte inteira (num limite aceitável pois em volta é plástico) o ferro/aço dos rolamentos dilata com o calor, mas o alumínio dilata mais do que o ferro/aço e ai facilita o processo de "marteladas" no pino/eixo e assim tirar o tambor.

      Ele disse que usou um "soprador de calor". Não sei o que é, mas acredito que qualquer coisa que esquente o local tomando o cuidado pra não derreter o plástico, deve resolver.

      Antes de tirar esta parte, ele desaparafusou o cesto de alumínio através de um buraco (o maior que tiver no nível da base do cesto) na parte plástica por onde entra água (ou outra coisa).

      Basta ir girando o tambor de alumínio e olhando por este buraco que você encontrara 3 pontos com 2 parafusos cada. Tirando antes este cesto, você evita "estragar/amassar" o mesmo.

      Bom.

      Meu amigo esta com o cesto desmontado e amanhã ele deverá procurar os rolamentos pra comprar (estes parecem ser mais fáceis de achar pelas pesquisas feitas na net).

      O Retentor parece ser o mais "complicado", mas ele irá investigar. Quando descobrir algo, ou comprar o retentor e rolamentos iremos montar novamente o cesto e remontar a máquina.

      Em breve terei mais detalhes, ok

      Espero ter ajudado.
      Boa sorte!

      Abraços
      Carlos Schuster.

      Excluir
    2. UPDATE:

      Ola Pessoal

      Montamos novamente o cesto da máquina e colocamos sozinhos os dois rolamentos e o retentor.

      Aquecemos a parte interna (em alumínio) com um secador de cabelo e depois com leves "marteladas" na borda externa dos rolamentos (o interno e o externo) usando uma barra de ferro com ponta (destas que se usa pra quebrar cimento, parede, tijolo). Aos poucos o dois rolamentos foram se encaixando.

      Colocamos o retentor (não original) mas com as dimensões semelhantes ao original, exceto pela altura do mesmo.

      Sei que arriscamos em não colocar original, mas pelo preço que encontramos valeu a pena tentar, visto que já sabemos como resolver o problema caso volte a ocorrer.

      Colocamos muita graxa em tudo, principalmente na parte interna que fica oca entre os 2 rolamentos e martelamos o pino central.

      Este achávamos que seria o mais difícil, mas na verdade foi até simples.

      A máquina esta montada e o cesto esta girando um pouco pesado, mas acreditamos que seja por conta do rolamento ser novo.

      Já foram feitas algumas lavações e tudo funcionou perfeitamente.

      :-)

      Bom.
      Desejo sorte a todos.
      E obrigado pelas informações fornecidas neste blog. Foram se suma importância para iniciarmos qualquer tipo de manutenção neste modelo de máquina.

      Grande abraço
      Carlos Schuster

      Excluir
  85. Boa tarde, tenho uma maquina idêntica a essa, mais houve uma queda e quebrou a placa de interface, esta ficava em minha casa da praia e comprei uma lavadora comum, não pretendia gastar com uma maquina que pouco uso, alguém se interessa em comprá-la para aproveitar as peças.

    Abraços
    Claudia Bueno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Claudia..

      Bom, se não tivesse comprado a placa para a minha maquina, a sua máquina seria uma opção, mas de mais informações.

      Você é da onde? Estado e cidade.
      A máquina é 110 ou 220?

      Obrigado
      Carlos Schuster

      Excluir
    2. Olá Claudia, tenho interesse, onde está a maquina?

      Excluir
  86. Olá estou com o erro EA1 o que significa ? E compensa arrumar ?

    ResponderExcluir
  87. Olá pessoal. Tenho uma máquina dessas e ela está apresentando o erro E7C ao final da lavagem. Parece que só quando o programa usa água quente. Já vi algo sobre esse erro como sendo o relê da água quente, mas não foi conclusivo o comentário que li na net. Alguém sabe algo a respeito. Será que dá pra consertar sem gastar os olhos-da-cara? Obrigado.

    ResponderExcluir
  88. oi sou o fabio de brasilia tenho uma brastemp 7 kg codigo u4 com esse defeito wattzap 6186185700

    ResponderExcluir
  89. oi sou o fabio de brasilia tenho uma brastemp 7 kg codigo u4 com esse defeito wattzap 6186185700

    ResponderExcluir
  90. Olá tenho uma lavadora lava e seca igual a esta no cor preto e hoje começou a apresentar um barulho sempre que está no modo enxague. Esse barulho aumenta e fica agudo sempre que o giro aumenta. Tem noção do que possa ser? Sou de Jlle/SC

    ResponderExcluir
  91. nao entendi como testar o motor vc pode me passar o passo a passo pois um tecnico condenou o motor
    como testar motor maquina lavar brastemp BWS24AS

    ResponderExcluir
  92. sei como testa os outros motores mais esse por ter mais terminais onde fica o comum e quais os dois que faz a viração do motor
    vc não deu mais detalhes como ligou uma fonte de 12 vts o motor aqui e 220vts

    ResponderExcluir
  93. consegui tenho uma fonte de 12 vts e liguei como vc ensinou o negativo no fio 1 e 10 e 5 e liguei o positivo no 9 e no 8 mas o motor não funcionou ja inverti as possiçoes e não funcionou; pego uma chave de teste 220e 12vts que tenho e coloco na carcaça e passa corrente pela carcaça sera que esta em curto

    ResponderExcluir
  94. testei os pinos 7 e 6 e tem continuidade sera que o motor esta em curto?

    ResponderExcluir
  95. Oi amigo minha máquina não liga igual a essa...

    Cheguei a cerrar o botão de ligar por baixo e chega energia mas não liga.

    Oq vc me indica trocar de componentes???

    ResponderExcluir
  96. Estou em são Paulo. Minha maquina Lava e Seca tem que trocar os rolamentos. Sabe informar alguem em São Paulo ? Assistencia técnica, esta praticando precos inviáveis.

    ResponderExcluir
  97. Bom dia!
    A muito tempo vem apresentando erros aleatórios mas depois volta a funcionar.
    Mas a cerca de um mês parrou de aquecer a água, e agora o EH1!
    Será que substituindo a placa resolvo estes problemas? Tenho receio de comprar (R$ 650,00) e não resolver.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson, o erro EH1 é problema no motor, ou sensor de velocidade, ou superaquecimento do suporte das escovas! A resistencia do tanque fica na parte traseira coberta por uma chapinha de metal, quando ela tem problemas aparece o erro E6C, bem facil de trocar!

      Excluir
  98. Boa tarde, preciso trocar o resistor R3 de 30ohms, mas não encontro ele aqui em Balneario Camboriu-SC. Sabe qual a potencia dele? ou onde posso encontrar??

    ResponderExcluir
  99. Bom dia pessoal Eu sou técnico Peço ajuda de algum colega que possa me ajudar Eu estou com a Brastemp7 kilos Lava e seca PrataModelo Bws24a127Pessoal quando a cliente Liga essa máquina no apartamento dela Desliga O DrEu trouxe a máquina para oficina e pude constatar que tá havendo fuga Detenção Pra carcaça Alguém pode me ajuda

    ResponderExcluir
  100. Amigo a minha tava dando erro eh 1 como sou eletricista e curioso arrumei o problema. E qundo coloquei para funcionar percebi que ela derrama agua em cima da proteçao da placa principal é. Normal isso?

    ResponderExcluir
  101. Amigo a minha tava dando erro eh 1 como sou eletricista e curioso arrumei o problema. E qundo coloquei para funcionar percebi que ela derrama agua em cima da proteçao da placa principal é. Normal isso?

    ResponderExcluir
  102. o motor e de escova de carvao deve ser limpo
    periodicamente...

    ResponderExcluir
  103. por favor me ajudem, minha maquina lava e seca brastemp 7k apresenta erro u3 de centrifugação, a assistencia brastemp disse que tem q trocar a placa e o valor é de 950reais, nao acredito q este seja o problema, acho que o problema esta no motor na tal escova,se for isso como arrumar? me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim, você mesmo retirar o motor só recomendo se tens algum tipo de experiência em manutenção de eletrônicos. Mas retire a tampa traseira e bem abaixo você vai ver o motor, retire a correia, depois dois parafusos que prendem o motor a maquina e sem esquecer do conector por final. Feito isso na parte traseira do motor você terá duas escovas, se não estiverem com aspecto de derretido devido ao superaquecimento pode tira-las e limpar. Se estiverem danificadas terá que adaptar outras no lugar porque a Brastemp não vende só as escovas, somente o motor completo. Achei para compra-las em Portugal mas aí o preço acho que não compensa, pelo menos para mim que quero quebrar a maquina assim que ela parar de funcionar novamente. Boa Sorte!

      Excluir
    2. em campinas na eletrolar sai a 20 reais..eles fazem

      Excluir
  104. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  105. Boa tarde.
    Tenho uma lava e seca da marca electrolux sle09, não dá erro no visor, aceita todas as programações só não gira o motor, o motor com resistecia em todos os polos, chega 10 volts nos tres polos que vem para o motor, o rele da sinal de comando, o que pode estar cortado o acionnamento do motor?

    ResponderExcluir
  106. Boa Tarde! Tenho uma lava e seca brastemp que apresenta o erro Ec6. Fiz o procedimento de retirar a tampa e apertar o botão do termostato, funcionou por um mês, mas agora deu erro de novo. E agora mesmo apertando o botão do termostato ela persiste com o erro. O que devo fazer?

    ResponderExcluir