domingo, 11 de agosto de 2013

Ducha Eletrônica Thermosystem Turbo 7700W - 220V


Cliente: Vinícius
Equipamento: Ducha Eletrônica TurboModelo: Ducha Thermosystem Turbo 7700W - 220VFabricante: ThermosystemProblema: Ao ligar a água não esquenta e a resistência é nova

Um problema muito comum na ducha Thermosystem é depois de algum tempo não esquentar mais a água, mesmo estando com uma resistência nova e isso se deve por algum problema na eletrônica do chuveiro/ducha.

O princípio de funcionamento desse tipo de ducha é o uso de um circuito do tipo dimmer, muito comum em sistemas de controle de intensidade de iluminação para lâmpadas incandescentes. 

O que mais dá problema nessas duchas é o potenciômetro que é responsável pelo tempo de carga do capacitor que fará o disparo do triac.

Desmontando a ducha:


Circuito do dimmer:


E finalmente o potenciômetro de 500K:


Na hora de montar, o cuidado para acoplar a parte da bomba pressurizadora com o restante da ducha:



E a ducha montada:


É isso aí,AbraçoAnderson.

196 comentários:

  1. Tive esse problema.
    Mas queimou o resistor. Não teria o valor deste resistor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abri meu chuveiro e o resistor estava intacto. É de 8k2 Ohms. Outra dica é solda fria no anodo 2 do triac. Refaça a solda e troque o potenciômetro de 500K que geralmente abre. Solucionado.

      Excluir
    2. Frederico esse mau contato que sempre dá no potenciometro pode ser pra se fazer uma simples limpea nele? Como popde me ajudar?

      Excluir
  2. Walter, infelizmente não tenho o valor do resistor mas pelo que pesquisei um valor de 8k2 ou 10k seria aceitável. Se o chuveiro não aquecer o suficiente deve-se diminuir mas não deixar sem resistor em serie com o potenciometro.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU substitui por um de 12 e funcionou perfeitamente.
      Substitui também o potenciometro de 500K.

      Excluir
  3. Amigo qual é o diodo que esta na plaquinha? é um Díac ou zêner? pois os dois R1 e DC torraram .
    abs , obrigado

    ResponderExcluir
  4. Estou com um problema contrário. Instalei duas duchas ND. Uma delas funciona que é uma maravilha, A outra ficou só com a temperatura súper quente, ou seja, a vareta não funciona. O que pode ter acontecido? Ambas estão sendo abastecidas por um pressurizador instalado depois do reservatório então, o problema de vazão eu não tenho. Grato, Luciano Rauber, Novo Hamburgo, RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema na minha ducha, já troquei o potenciômetro mas o problema persiste, estou investigando.

      Excluir
    2. Opa, sugiro seguir um esquema de dimmer comum que é a base do projeto do Thermosystem, um exemplo é este:
      http://baudaeletronica.blogspot.com.br/2012/07/dimmer-controle-da-intensidade-luminosa.html

      Para começar a análise se é um problema no triac, remova o fio do Gate, que é o fio fino que vai para este, monte o chuveiro novamente e teste-o se ainda aquecer, o triac está em curto se nada acontecer o problema é no circuito e pode ser o capacitor, o diac, o potenciômetro ou alguma ligação na placa. Siga o esquemático de um dimmer e verifique as ligações depois faça a substituição dos componentes.

      Espero que ajude, abraço.

      Excluir
  5. O meu chuveiro esquenta. Porém somente quando está na regulagem máxima de temperatura. Qual será o problema dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Everton, provavelmente é o potenciômetro mas na dúvida troque também o diac (DB3) e os demais componentes pois são muito baratos.
      Abraço.

      Excluir
    2. evertonvg meu chuveiro esta com mesmo problema como vc resolveu

      Excluir
  6. Boa noite, comprei uma ducha Thermosystem eletronica de 220V e na minha casa tem dois fios que passam corrente e um neutro não é terra, e na ducha tem 3 fios, um fase um neutro e um terra, minha dúvida é ligo os dois fios que passam corrente, um na fase e o outro no neutro da ducha? E o terra deixo desligado?
    Obrigado se puder me ajudar agradecerei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fio terra é obrigatório ser conectado diretamente ao solo. Fiz algumas pericias, o e profissionsl respondeu judicialmente por um perigo por dica e o fio terra solto. Outros foram condenado por ligar o fio terra no neutro, o que também é proibido.
      O neutro embora aterrado é um condutor normal de elétrons, pois fazem parte do circuito. Já o fio terra, serve para proteger vidas e deve ser isolado de qualquer fio que faça parte do circuito elétrico.
      Abraços

      Excluir
  7. Para ligar 220V usar um fase e um neutro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é?... 220V a partir de uma fase e um neutro? Não seriam duas fases não?

      Excluir
    2. Depende, se na região o normal é 220v ligará um fase e o neutro, se na região for 110v terá de ligar duas fases e desprezar o neutro. Em ambos os casos ligue também o terra se houver na instalação, fio verde, para sua segurança.

      Excluir
  8. Olá estou com problema nesta ducha , toda vez que vou trocar a resistência desse chuveiro .Ao ligar o chuveiro ele começa a aquecer a resistencia e você ve a resistencia ficar bem vermelha a ponto de queimar , se voce não desligar no potenciometro rapidamente ela queima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom. duas coisas para verificar. a ducha deve estar devidamente montada fechada. ligar o registro primeiro antes da rede elétrica para ter água na resistência. então feito isso se a resistência ainda vermelhar e o potenciômetro consegue regular seu problema é a resistência. E Verifique a tensãoi de alimentação também se é 220V ou 110V.

      Obrigado pela pergunta. Espero ter ajudado

      Att

      Frederico

      Excluir
    2. a minha deu o mesmo pau a parte do chuveiro bem em cima da resistencia tem um tubo interno q joga agua na resistencia ok se ele ficar solto a resiastencia fica em contato com o ar e queima ou vcd encaixa esse tubo q fica acima da resistencia ou troca a parte do chuveiro ok aqui eu queimei 2 resistencia assim ai liguei pra fabrica q a propia atendente dela deu a dica ok

      Excluir
  9. Boa noite ! Passei a tensão de alimentação do chuveiro de 127V para 220V, pergunto; com um chuveiro 127V, posso somente trocar a resistência por uma de 220V ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei esta resposta. Você terá que desmontar a ducha e verificar se o triac suporta a tensão de pelo menos 400V então sim vc pode fazer esta modificação.

      Abraço

      Espero ter ajudado

      Excluir
    2. Boa tarde. Vai ter que trocar a resistência também, porque resistência de 127V ligada em 220V queima.

      Excluir
    3. O problema é que o circuito do potenciômetro não vai suportar.

      Excluir
  10. Amigo mudei de residência e a minha ducha termosystem (não é turbo) era 110V só que fui para uma casa com 220V, posso somente trocar a resistencia por uma 220V ou vou ter que comprar outro chuveiro.Obrigado por responder...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pode ser feita a troca. Verifiquei que o triac suporta até 600V conforme link abaixo
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-555274634-triac-bta41-600b-40-amperes-_JM

      Qualquer dúvida estamos a disposição para melhores esclarecimentos.

      Abraço

      Frederico.

      Excluir
  11. Bom dia! tenho um thermosystem turbo, e logo atras da vareta de regulagem da temperatura tem um furo e esta saindo agua por este lugar, oq pode ser? e como solucionar o problema. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abri o meu e encontrei a borracha que aciona os contatos, está podre. Vou tentar agora achar a borracha para reposição.

      Excluir
    2. o pessoal das assistências técnicas e do SAC da fábrica conhecem bem esse furinho, que eles já indagam, logo de cara, se o problema é esse. daí, é preciso adquirir uma peça conhecida por "módulo" salve engano, que custava, até uns 6 meses atrás, R$ 60. tapei o tal furinho com um cisco de durepox, usando um palito de dentes, resolveu pelos tais 6 meses, mas lá vem a água vazando novamente, vou tentar um ressarcimento com a fábrica, pois se não é obsolescência programada é falha de projeto mesmo. saudações. alex

      Excluir
    3. Aconteceu o mesmo comigo,certamente alguma ruptura na entrada...O meu estava quebrado bem onde fica o TRIAC,usei silicone e resolveu o problema...

      Excluir
    4. Pessoal, parabéns pelo forum, achava que ninguém consertava mais nada. Meu problema é igual do "unknown", o cheveiro funcionava, mas vazava água e ficava escorrendo pela parede. Segundo a assistência, a peça chama-se pressostato e, feito a troca, agora não vaza, mas também não aquece. o que fazer?

      Excluir
  12. boa tarde passei minha alimentacao do chuveiro de 110p/220w e esta chegando 110 em cada fase mas a ducha eletronica thermosysther 220v/7700w nao liga e se eu colocar um trafo 220 ela liga por que isso acontece desde ja muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roger, é necessário medir com um multímetro a DDP entre as fases, é necessário que esteja chegando os 220VAC. Consultei o site do fabricante e consta a seguinte instrução:

      1º Conecte o fio branco à uma fase.
      2° Conecte o fio azul à outra fase.
      3° Ligue o fio verde (terra) ao sistema de aterramento.

      Você deve medir a tensão com a ducha ligada, pois pode ser que a tensão caia a zero quando a ducha é energizada indicando que há alguma falha na ligação das suas fases.

      Abraço.

      Excluir
  13. Olá ,tenho uma ducha eletrônica Thermosystem c/pressurizador e bem no encaixe do chuveiro no pressurizador fica vazando quando o chuveiro está ligado,o que devo fazer???? alguém pode me ajudar .Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania, se o vazamento é na junção das duas peças o negócio é soltar os fios dentro do chuveiro e passar fita de PVC na rosca da ducha e depois religar os fios. Para isso será necessário um estanhador para refazer as soldas.
      Um problema que aconteceu comigo depois de um tempo de uso foi que a peça interna de alumínio que dissipa o calor do tiristor (transistor responsável pelo funcionamento) acumulou resíduos de cloro e outros produtos aumentando de tamanho e provocando uma rachadura na parte de plástico que leva a água para dentro do aparelho, neste caso só trocando a ducha mesmo.

      Abraço.

      Excluir
  14. Olá. Tenho uma ducha termosystem com pressurizador que é 220 e estou me mudando para uma cidade que é 110, será q posso apenas mudar a resistencia... grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ralpho se fosse um chuveiro simples, sem o pressurizador daria sem problema, o circuito é o mesmo tanto para versão 110v quanto para a versão 220v. Não tenho certeza sobre o pressurizador, a ducha que desmontei agora a pouco não tem, mas pelo que vi nas fotos lembra uma bomba de água de máquina de lavar roupa e se for realmente idêntica não daria pois vem com a tensão predefinida e exclusiva. Se você tiver a disposição duas fases pode ligar uma no fio correspondente do fase e outra no fio correspondente do neutro, e o terra ao terra. Desta maneira continuaria usando o chuveiro sem a necessidade de substituir nada, usando o que o povo chama de 220v seco. Se for pra trocar o pressurizador e a resistência não sei se fica interessante financeiramente falando. Boa sorte no novo lar.

      Excluir
  15. Oi td bem, tenho um thermosystem ducha eletrônica ND 220v, me mudei e aqui é110v, gostaria d saber se posso usar aqui ou se tenho q trocar alguma peça e se vai funcionar tão bem como funcionava em 220v, desde d já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tellma, neste caso somente a resistência já lhe atenderá, talvez mude um pouco a escala de ajuste do que estavas acostumada a utilizar no mais os componentes do modelo 110V e 220V são compatíveis.
      Abraço.

      Excluir
    2. Há que bom, vou comprar a resistência e trocá-la, era essa a minha dúvida, muito obrigada pela atenção e parabéns pelo seu trabalho.

      Excluir
    3. "O consertador" nos chuveiros 220, os fios não são mais finos? porque se forem, vão aquecer quando funcionar em 127V

      Excluir
  16. Boa noite. Tenho uma unidade deste modelo de ducha que apresenta este problema de não esquentar. Gostaria de saber se vocês podem consertar para mim. Poderiam informar o CEP para verificar se vale a pena remeter ou entregar? se possível passar uma prévia de orçamento sem compromisso ficarei agradecido.

    Obrigado pela atenção.

    Joaquim Ramos Neto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Joaquim, infelizmente é mais vantajoso comprar uma nova do que mandar consertar muito em função do preço da ducha, é vantajoso somente se você mesmo efetuar a manutenção.

      Abraço.

      Excluir
  17. Tenho um chuveiro elétrico termo system turbo e não quer ligar e a resistência está Boas que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode ser desde a fiação elétrica externa, a interna que liga as partes da ducha ou ainda a parte mecânica responsável por pressionar os contatos quando há pressão de água dentro do chuveiro, enfim, há vários pontos a serem analisados...

      Abraço.

      Excluir
    2. Boa noite. O meu problema é parecido.
      Com seu auxílio comprei um pontencializador. Fiz a troca. O chuveiro liga, o turbo liga. Parece que tudo está perfeito. Resistência nova. Mas não esquenta.

      Já verifiquei parte elétrica externa conforme sua orientação, mas nada.

      Podes me ajudar

      Excluir
  18. Bom dia..esse potenciometro e facil
    de ser encontrado no mercado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o potenciômetro é bem fácil de encontrar pois é do tipo linear com eixo de 16mm e o valor é de 500K.
      http://proesi.com.br/potenciometro-linear-500k-16mm-eixo-estriado.html

      Abraço.

      Excluir
  19. Ola, obrigado pelo espaço.....voce poderia me informar se esta ducha citada, sem o turbo, versão optima simples, ela realmente esquenta na vazão da agua ? Li no site deles que tenho que desligar o controle eletronico antes do registro para a resistência durar mais, o que significa ? Devo colocar na agua fria e depois desligar o registro, é isso ? Sou leigo no assunto e encomendei um desse aqui para casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pelo que pesquisei este modelo tem 7700W de potência o que é suficiente para um bom aquecimento exceto se você morar em uma cidade muito fria. Quanto ao ligar e desligar consta no site uma recomendação de boas práticas para dar mais longevidade a "resistência" do chuveiro mas no dia-a-dia pode-se ligar e desligar direto sem problemas. Uso essas duchas da Thermosystem há muito tempo e o que recomendo é sempre ter uma resistência reserva pois a troca é bastante simples e rápida e a resistência geralmente queima no inverno quando é exigido mais do chuveiro.

      Abraço.

      Excluir
  20. Boa noite como eu desmonto a parte a parte entre o turbo e a outra da sua frente tem muito vazamento entre elas e so vi um parafuso retirei ele e não consigo remover as duas partes ? grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essas duas partes são rosqueadas (4ª foto do post) sendo necessário desconectar a fiação pela parte traseira, passar pelo pequeno buraco entre as duas partes e por fim desrosquear. Lembre-se de antes da montagem passar fita veda rosca nessa conexão interna.

      Abraço.

      Excluir
    2. Boa noite desmontei as partes e na peça onde fica a resistência na parte de traz tem alguns fios e uma especie de cola q prende elas a minha tem vazamento ali então enchi com arau dite vc saberia me falar se pode ficar bom ?

      Excluir
  21. Boa tarde,

    Acabei de comprar um chuveiro Thermosyste Delus Turbo e após a instalação não achei que a água ficava bem aquecida.
    Para tomar um banho bem quento tenho que colocar o controle de temperatura no máximo e reduzir a pressão da água no registro do chuveiro a ponto de quase desligar.
    Fiquei muito desapontado pois anteriormente eu tinha uma ducha bem simples que no máximo e com o registro totalmente aberto esquenta muito a água.
    Comprei esse chuveiro pois acreditei que fosse um produto de qualidade e encontrei relatos de pessoas que compram produtos desta marca e falavam muito bem.
    Será que o problema é por conta de algum defeito de fábrica ou esse aparelho funciona realmente assim ?
    Abs

    ResponderExcluir
  22. Boa noite amigo, qual o Triac utilizado nesse chuveiro para tensão 220v?
    O chuveiro é para 7700w de potência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Johnatan, o triac pode ser o BTA41 que suporta até 40A. Como seu chuveiro é 220V a corrente máxima deve chegar no máximo a 35A. Lembre de fixá-lo bem ao dissipador pois o componente aquecerá muito quando exigido a potência máxima do chuveiro.

      Abraço.

      Excluir
  23. Estou com um problema no com um disjuntor que fica desligando.
    Tenho um chuveiro da Thermo e já faz um ano que utilizo ele em casa. Há cerca de dois dias, sempre após tomar banho, o disjuntor que é dedicado a ele, desliga sozinho. Já verifiquei se está o fio está queimado, dando curto, mas não identifiquei nada. O banho pode demorar o tempo que quiser, que somente depois que desligo o chuveiro, passa um minuto, o disjuntor desliga. O que pode ser? Defeito no chuveiro?
    PS: O disjuntor é exclusivo do chuveiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, eu apostaria mais em problema do disjuntor mas o mais correto seria medir a rede com uma alicate amperímetro aí sim é possível saber se há algum problema com o chuveiro.

      Abraço.

      Excluir
  24. qual a ordem dos fios (cor) para ligar no triac? meu triac quebrous as 3 pernas, comprei um novo mas nao sei a ordem dos fios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pierry, olhando de frente para o componente com as patas apontando para o chão e contando a partir da esquerda, para o BTA41 temos:
      1 - A1: Recebe a fase que vem direto da rede elétrica.
      2 - A2: Segue em direção a resistência do chuveiro.
      3 - Gate: recebe o sinal de disparo, é o fio fino que chega no triac

      http://www.st.com/web/en/resource/technical/document/datasheet/CD00002263.pdf

      Abraço.

      Excluir
  25. Estou com um chuveiro termosistem 220 7700W que esta sempre quente.
    Montei ele em bancada e desliguei o fio de Gate do Triac e mesmo assim vem tensão nos terminais onde fica a resistencia do chuveiro.
    Acredito ser defeito no Triac,alguém já passou por isso e sabe qual triac usar?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  26. observando a imagem, o que foi feito, trocou o potenciometro? Como faço para comprar? Há alguma especificação?

    ResponderExcluir
  27. Olá,
    O meu problema é diferente. Uma das linguetas que prende a resistência, corroeu e quebrou.
    É possível trocar essa peça?
    Grato.

    ResponderExcluir
  28. olla amigo tenho um chuveiro da marca<< hydra >> com tensão de 127v e corrente de 40A e potencia de 5500watts..
    bom o problema é o seguinte, esse chuveiro foi ligado em tensão de 220v, porém ele funciona, por tempo de 3 ou 5 minutos, e ele desliga, fica com picos de corrente na rede eletrica da casa...
    Eu fiz um teste na saida dos terminais da resistencia, com ele aberto e em funcionamento, há tensão constata foi entre os terminais da resistencia 117 v, mas porém ele esta ligado em 22v, o correto não seria chegar 220v na tensão maxima? o que devo fazer para nao perde o chuveiro, pensei em troca o triac, é esse (( http://www.datasheetlib.com/datasheet/841789/q6040k9_teccor-electronics.html ))) que esta no circuito mas como vc pode ver ele aguenta a tensão de 220v, ,, bom eu poderia então troca simplesmente a ressistencia coloca uma de 220v,,, o que vc aconselha !! da uma olhada ai no datasheet pra mim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Waldemar, a primeira coisa seria a troca da resistência antes mesmo de pensar em ligar o chuveiro em 220V. Com a resistência de 110V você está sobrecarregando o Triac. O restante do circuito tanto para 110V quanto para 220V é bastante parecido contudo é necessário verificar o modelo do Triac que está no chuveiro, pois no datasheet existem modelos a partir de 200V e se for este o caso será necessário substituí-lo também.
      Obrigado.

      Excluir
  29. Tenha uma ducha eletronica ND da Thermo System, comprada 9 anos atrás, precisei trocar a resistencia quando tinha 5 anos. Desde que iniciou o verão, tenho deixado na temperatura fria. Atualmente, não consigo usá-lo, porque agua sai fervendo, mesmo regulando a vareta para cor verde. Alguém poderia me dar uma Luz, o que realmente está acontecendo? Uma pessoa leiga é capaz de efetuar conserto? obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia, desta vez será necessário uma análise de um técnico para diagnosticar com maior precisão onde está o problema que pode estar no circuito de controle ou mesmo no transistor de potência (Triac) e para uma pessoa leiga realizar o conserto é bastante difícil. No Mercado Livre exitem peças de reposição para venda mas se somar os valores das peças com o frete e mais a mão de obra verás que comprar um novo pode ser uma boa alternativa.

      Obrigado.

      Excluir
    2. Muito obrigada por responder minha dúvida e desculpe-me a demora. Esse problema foi resolvido sem a necessidade de um técnico. De repente, a temperatura da água voltou a normalidade. Faz 2 dias que está vazando na conexão com a baby ducha. francamente não sei como resolver. Alguma sugestão , qual é o problema? Super obrigada novamente e aguardo seu retorno.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  30. Olá, tenho tenho uma ducha eletrônica THERMO SYSTEM e não sai água o suficiente(pra dizer a verdade sai 3 jatinhos de agua),quero saber se podes me ajudar,pois, o outro chuveiro que possuo inferior a ducha sai normal,então deduzi que não é a altura da caixa d'água,e ja foi revisado e não possui aquela borrachinha para diminuir a pressão ou seja, ele não tem pressão alguma.Agradeço desde já a sua ajuda.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde,

    Fiz as ligações elétricas mas deu um problema de mau contato e os fios verde e branco sobreaqueceram e derreteram e agora vou ter que trocar os fios. Estou tentando remover a parte do meio para trocar o fio mas não consigo. Tenho que desrosquear para retirar esta parte?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, consegui desrosquear.
      Vou ter que trocar os 3 fios, Azul, Branco e Verde. Nada muito complicado, apenas tenho que comprar os terminais também para ficar direito.

      Excluir
  32. Bom dia: Tenho uma ducha Thermosystem ND e precisei trocar a peça interna (branca) onde entra a água para a ducha. Nesta peça tem um componente eletrônico preto com três polos. Podem informar a posição dos fios a serem soldados neste componente? Grato.Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa, me dá uma dica, onde voce comprou essa peça interna? esse componente que voce falou explodiu no meu chuveiro. grato

      Excluir
  33. olá meu amigo tudo bem?
    Uma duvida, minha esposa estava tomando banho e a ducha parou de aquecer, abri e constatei que a resistência esta em bom estado, até por que não faz tanto tempo que troquei. Percebi um cheiro de queimado e um dos contatos internos parece ter dado uma especie de curto, sera que tem concerto, oque pode ser, desde já agradeço, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, difícil dizer alguma coisa mas provavelmente o triac deve ter queimado e junto com ele o circuito de disparo. Neste caso somente substituindo o chuveiro. Se teve algum outro desfecho por favor publique aqui no blog.

      Obrigado.

      Excluir
  34. A duchs termosystem quebrou o engate da resistência o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, neste caso somente substituindo o chuveiro.

      Obrigado.

      Excluir
  35. Oi, ótimo espaço, parabéns pela iniciativa. Tenho um problema: na primeira foto do post, onde está ligado o fio preto (e o vermelho também, salvo engano), essa peça explodiu. O que é e como faço para trocar? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.S.: é na peça de suporte da resistência, onde ligam os fios do potenciômetro.

      Excluir
    2. Essa peça é o triac, aqui nas respostas do blog menciono o modelo (BTA41) mas nunca substituí uma dessas para poder lhe passar o procedimento pois original acredito que seja rebitada ou algo assim. É bom dar uma olhada na eletrônica do chuveiro pois deve ter queimado o diac (DB3) também. O mais fácil infelizmente é comprar um chuveiro novo e com calma consertar este para reserva...

      Obrigado.

      Excluir
    3. bom dia!estou lendo todos os comentarios e achei entereçante,muito bom seu bloc. a pergunta e o diac tem posiçao pro negativo e positivo

      Excluir
  36. Boa noite!
    Há um mês comprei uma Ducha Eletrônica Optima, com Turbo, 7700W/220V.
    Fiz a instalação, que achei simples, e ele vem funcionando bem.
    A única observação é que há uns três dias começou a pingar um pouco, acima do espalhador, o que estranhei.
    Dei uma verificada e constatei que, na parte de cima do espalhador há dois parafusos, que tentei dar uma apertada e, também passei silicone na junção do espalhador em toda volta. Agora vou aguardar para ver como fica.
    Gostaria de sua orientação sobre o assunto, pois trata-se de uma ducha de que gostei muito.
    Grato.Teófilo.

    ResponderExcluir
  37. Olá. Estou com esse problema numa ducha Thermosystem ND 127 5500W com pressurizador. Achei que a resistencia tenha queimado, mas já troquei duas vezes e o chuveiro não esquenta. Gostaria de saber se compensa mais o conserto ou adquirir um chuveiro novo. Qual seria o valor aproximado dessa manutenção?
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  38. Bom dia amigo, parabéns pelo espaço e pelo conhecimento sobre o assunto. Estou com uma ducha Thermosystem com pressurizador, 220v, que esta queimando a resistência de tempo em tempo, troquei a resistência há uns 15 dias e ela queimou essa semana, já é a quarta vez que troco de resistência, vc tem ideia do que pode ser ? Ainda não levei na autorizada pq eu teria q deixar lá e retirar depois, mas se for coisa q da p medir e trocar da para eu mesmo fazer né.

    ResponderExcluir
  39. Ola amigo. O meu chuveiro Eletrônico Hidra Thermosystem está aquecendo apenas quando ligo o Chuveirinho... Oq pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite - O meu já acontece o contrário, ele desliga quando eu abro o chuveirinho. Gostaria de saber qual o motivo? Alguém pode ajudar? Desde já agradeço a todos.

      Excluir
  40. Ola amigo. O meu chuveiro Eletrônico Hidra Thermosystem está aquecendo apenas quando ligo o Chuveirinho... Oq pode ser?

    ResponderExcluir
  41. Ola amigo. O meu chuveiro Eletrônico Hidra Thermosystem está aquecendo apenas quando ligo o Chuveirinho... Oq pode ser?

    ResponderExcluir
  42. Olá ganhei na compra de um apartamento essa torneira eletrônica Lumen porém sua tensão de trabalho é de 127V. Resolvi trocar a fiação para 220V.
    para não perder a torneira resolvi trocar a resistência para os 220V, porém esqueci dos dois leds indicadores de temperatura.....
    Ao abrir a torneira notei que esses danados estão em série e alimentados em suas pontas com dois resistores de 12k além da parte inferior desta associação ter um trio de diodos em série (creio que são zenners!). Enfim vc sabe qual o valor destes danados para o caso de trabalhar em 220V?
    Estou pensando em dobrá-los de valor.....
    Abraços.

    ResponderExcluir
  43. Comprei o Hydra Optima Eletronica e estou com um problema onde somente a esquenta quando utilizamos a mangueira. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  44. Comprei o Hydra Optima Eletronica e estou com um problema onde somente a esquenta quando utilizamos a mangueira. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  45. a ducha eletronica hydra optima turbo está com problema de temperatura. na posição fria ela é bem quente, se viramos a haste de temperatura ela fica mais quente ainda. o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo resolvi o problema da Ducha Hydra Star Music e da Hydra Fit de uma maneira simples e sem custo.
      Foi só retirar a resistência lixar os pinos onde ela se encaixa dentro da ducha até ficar sem o zinabro de ferrugem, o ideal e que fiquem com a cor do cobre e limpar os conectores da ponta da resistência.
      Esses conectores são de péssima qualidade, enferrujam e até derretem com o calor.
      Pra retirar o ferrugem de dentro dos conectores é um pouco difícil tem que usar algum produto para corroer o ferrugem.
      Optei por não trocar os conectores, mas acho que seria uma boa opção.
      Antes de recolocar a resistência aperte os conectores para entrarem bem justos e aumentar o contato da resistência com os pinos de conexão na ducha.
      Aqui em casa está funcionando perfeitamente há dias.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  46. oi, como consigo um potenciometro completo?

    ResponderExcluir
  47. Meu chuveiro hydra fit eletronico funcionava cewrtinho e agora só esquenta se der um tapa ou bater nele com alguma coisa ! o que será, pois nao consigo abrir o local da resistencia !?

    ResponderExcluir
  48. Estou com um chuveiro termosistem 220 7700W que esta sempre quente.qual.o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo resolvi o problema da Ducha Hydra Star Music e da Hydra Fit de uma maneira simples e sem custo.
      Foi só retirar a resistência lixar os pinos onde ela se encaixa dentro da ducha até ficar sem o zinabro de ferrugem, o ideal e que fiquem com a cor do cobre e limpar os conectores da ponta da resistência.
      Esses conectores são de péssima qualidade, enferrujam e até derretem com o calor.
      Pra retirar o ferrugem de dentro dos conectores é um pouco difícil tem que usar algum produto para corroer o ferrugem.
      Optei por não trocar os conectores, mas acho que seria uma boa opção.
      Antes de recolocar a resistência aperte os conectores para entrarem bem justos e aumentar o contato da resistência com os pinos de conexão na ducha.
      Aqui em casa está funcionando perfeitamente há dias.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Amigo resolvi o problema da Ducha Hydra Star Music e da Hydra Fit de uma maneira simples e sem custo.
      Foi só retirar a resistência lixar os pinos onde ela se encaixa dentro da ducha até ficar sem o zinabro de ferrugem, o ideal e que fiquem com a cor do cobre e limpar os conectores da ponta da resistência.
      Esses conectores são de péssima qualidade, enferrujam e até derretem com o calor.
      Pra retirar o ferrugem de dentro dos conectores é um pouco difícil tem que usar algum produto para corroer o ferrugem.
      Optei por não trocar os conectores, mas acho que seria uma boa opção.
      Antes de recolocar a resistência aperte os conectores para entrarem bem justos e aumentar o contato da resistência com os pinos de conexão na ducha.
      Aqui em casa está funcionando perfeitamente há dias.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  49. Estou com um chuveiro termosistem 220 7700W que esta sempre quente.qual.o problema?

    ResponderExcluir
  50. Olá, meu problema é o seguinte, tenho uma ducha THERMOSYSTEM modelo optima, porém de uns dias para cá ela começou a ter problema na regulagem, as vezes funcionava e as vezes tinha que desligar e ligar novamente para funcionar a temperatura escolhida.
    Hj quando ligo a ela fica na temperatura máxima por uns 3 ou 5 min. até começae a funcionar a vareta de regulagem, porém a vareta funciona só no máx. ou um pouquinho menos e mesmo assim fica oscilando a temperatura do máx para o frio.
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo resolvi o problema da Ducha Hydra Star Music e da Hydra Fit de uma maneira simples e sem custo.
      Foi só retirar a resistência lixar os pinos onde ela se encaixa dentro da ducha até ficar sem o zinabro de ferrugem, o ideal e que fiquem com a cor do cobre e limpar os conectores da ponta da resistência.
      Esses conectores são de péssima qualidade, enferrujam e até derretem com o calor.
      Pra retirar o ferrugem de dentro dos conectores é um pouco difícil tem que usar algum produto para corroer o ferrugem.
      Optei por não trocar os conectores, mas acho que seria uma boa opção.
      Antes de recolocar a resistência aperte os conectores para entrarem bem justos e aumentar o contato da resistência com os pinos de conexão na ducha.
      Aqui em casa está funcionando perfeitamente há dias.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  51. Boa noite, tenho uma Delus Ducha Eletrônica Thermosystem 7700W - 220V.. Paguei r$19,00 na resistência suspeitando do dimmer, o mesmo só esquenta no máximo... Melhor eu retirar ele é levar a uma casa de produtos eletrônicos?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo resolvi o problema da Ducha Hydra Star Music e da Hydra Fit de uma maneira simples e sem custo.
      Foi só retirar a resistência lixar os pinos onde ela se encaixa dentro da ducha até ficar sem o zinabro de ferrugem, o ideal e que fiquem com a cor do cobre e limpar os conectores da ponta da resistência.
      Esses conectores são de péssima qualidade, enferrujam e até derretem com o calor.
      Pra retirar o ferrugem de dentro dos conectores é um pouco difícil tem que usar algum produto para corroer o ferrugem.
      Optei por não trocar os conectores, mas acho que seria uma boa opção.
      Antes de recolocar a resistência aperte os conectores para entrarem bem justos e aumentar o contato da resistência com os pinos de conexão na ducha.
      Aqui em casa está funcionando perfeitamente há dias.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  52. Boa noite, tenho uma Delus Ducha Eletrônica Thermosystem 7700W - 220V.. Paguei r$19,00 na resistência suspeitando do dimmer, o mesmo só esquenta no máximo... Melhor eu retirar ele é levar a uma casa de produtos eletrônicos?!

    ResponderExcluir
  53. Olá! Qual o código do triac? Pode se colocar qualquer um que tenha capacidade para 40A e 600V?

    ResponderExcluir
  54. Olá, tenho uma ducha dessas ela parou de funcionar, abrir ela e constatei que aqueles contatos que fica em uma espécie de válvula estava queimado,lixei ela o mesmo voltou a funcionar, só que parou de novo, acho essa peça pra comprar ou tem como reparar a minha.
    Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  55. A minha ducha esta funcionando assim.. você vira a vareta pra esquentar um pouco ela esquenta demais, e quer esfriar um pouco eu viro a vareta só um pouquinho e ele esfria demais.entao esta assim... vira um pouco esquenta demais, vira ao contario para ficar frio esfria demais, nao tem mais aquele estagio de ir virando a vareta aos poucos e aumentando a temperatura aos poucos, tanto para esquentar e esfriar a agua....

    ResponderExcluir
  56. Bom dia! Tenho um chuveiro Thermosysten turbo Delus,o turbo está funcionando normal,mas ele esquenta quando quer.As vezes estamos tomando banho quente e aí vem aquela ducha gelada!Será que é a resistência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo resolvi o problema da Ducha Hydra Star Music e da Hydra Fit de uma maneira simples e sem custo.
      Foi só retirar a resistência lixar os pinos onde ela se encaixa dentro da ducha até ficar sem o zinabro de ferrugem, o ideal e que fiquem com a cor do cobre e limpar os conectores da ponta da resistência.
      Esses conectores são de péssima qualidade, enferrujam e até derretem com o calor.
      Pra retirar o ferrugem de dentro dos conectores é um pouco difícil tem que usar algum produto para corroer o ferrugem.
      Optei por não trocar os conectores, mas acho que seria uma boa opção.
      Antes de recolocar a resistência aperte os conectores para entrarem bem justos e aumentar o contato da resistência com os pinos de conexão na ducha.
      Aqui em casa está funcionando perfeitamente há dias.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Amigo resolvi o problema da Ducha Hydra Star Music e da Hydra Fit de uma maneira simples e sem custo.
      Foi só retirar a resistência lixar os pinos onde ela se encaixa dentro da ducha até ficar sem o zinabro de ferrugem, o ideal e que fiquem com a cor do cobre e limpar os conectores da ponta da resistência.
      Esses conectores são de péssima qualidade, enferrujam e até derretem com o calor.
      Pra retirar o ferrugem de dentro dos conectores é um pouco difícil tem que usar algum produto para corroer o ferrugem.
      Optei por não trocar os conectores, mas acho que seria uma boa opção.
      Antes de recolocar a resistência aperte os conectores para entrarem bem justos e aumentar o contato da resistência com os pinos de conexão na ducha.
      Aqui em casa está funcionando perfeitamente há dias.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  57. tenho um ducha hydra optima e a mesma só esta saindo agua pelo chuveirinho. eu abrir a ducha e encontrei um anel de vedação (o'ring) danificado dentro do espalhador. quero saber de onde é esse anel de vedação.

    ResponderExcluir
  58. tenho um ducha hydra optima e a mesma só esta saindo agua pelo chuveirinho. eu abrir a ducha e encontrei um anel de vedação (o'ring) danificado dentro do espalhador. quero saber de onde é esse anel de vedação.

    ResponderExcluir
  59. Presiso de uma foto da parte eletrica interna, do chuveiro Hydra Fit.porque dois fios da temperatura se soutaram e não sei o local certo para soudar .

    ResponderExcluir
  60. Presiso de uma foto da parte eletrica interna, do chuveiro Hydra Fit.porque dois fios da temperatura se soutaram e não sei o local certo para soudar .

    ResponderExcluir
  61. Presiso de uma foto da parte eletrica interna, do chuveiro Hydra Fit.porque dois fios da temperatura se soutaram e não sei o local certo para soudar .

    ResponderExcluir
  62. Boa noite tenho uma ducha turbo system excelente, só que começou a vazar na lateral do espalhador, alguém pode me ajudar, seria algum oring rececado?

    ResponderExcluir
  63. Boa noite tenho uma ducha turbo system excelente, só que começou a vazar na lateral do espalhador, alguém pode me ajudar, seria algum oring rececado?

    ResponderExcluir
  64. Ola a todos. O que ocorre no meu thermo system foi relatado em diversos posts porem me chamou atençao no seguinte...como varios comentarios ele fica somente na temperatura max mesmo diminuindo para a menor temperatura no potrnciometro.

    O curioso foi que hj mesmo substitui por um outro novinho em folha..o estranho foi que o problema persistiu..ou seja.. a agua do novo tambem sai no mais quente possivel.

    Desta forma descartei problemas no chuveiro..

    Alguem ja passou por isso?
    Abrs e obgdo pelo historico de respostas.

    ResponderExcluir
  65. Ola a todos. O que ocorre no meu thermo system foi relatado em diversos posts porem me chamou atençao no seguinte...como varios comentarios ele fica somente na temperatura max mesmo diminuindo para a menor temperatura no potrnciometro.

    O curioso foi que hj mesmo substitui por um outro novinho em folha..o estranho foi que o problema persistiu..ou seja.. a agua do novo tambem sai no mais quente possivel.

    Desta forma descartei problemas no chuveiro..

    Alguem ja passou por isso?
    Abrs e obgdo pelo historico de respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo resolvi o problema da Ducha Hydra Star Music e da Hydra Fit de uma maneira simples e sem custo.
      Foi só retirar a resistência lixar os pinos onde ela se encaixa dentro da ducha até ficar sem o zinabro de ferrugem, o ideal e que fiquem com a cor do cobre e limpar os conectores da ponta da resistência.
      Esses conectores são de péssima qualidade, enferrujam e até derretem com o calor.
      Pra retirar o ferrugem de dentro dos conectores é um pouco difícil tem que usar algum produto para corroer o ferrugem.
      Optei por não trocar os conectores, mas yacho que seria uma boa opção.
      Antes de recolocar a resistência aperte os conectores para entrarem bem justos e aumentar o contato da resistência com os pinos de conexão na ducha.
      Aqui em casa está funcionando perfeitamente há dias.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  66. Olá tenho um chuveiro da marca hydra e ele funciona so o gelado ou bem quente e o morno nada saberia me dizer o que pode ser?

    ResponderExcluir
  67. Boa noite

    Comprei um chuveiro da optima ombro a ombro, já faz 3 meses.

    O nível 8 pra água quente estava funcionando perfeitamente, eu ainda estava no banho quente, quando a água começou água ficar morna, ou seja, não está mais quente.

    Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  68. ducha thermosystem eletronica 5500 w 127v a resistencia esta boa porem quando ligo dava um estouro pequeno e depois começava aquecer agora nao aquece mais e a resistencia quantinua boa sera que é opotenciometro ou tem alguma ideia do pode ser obrigada .

    ResponderExcluir
  69. ducha thermosystem eletronica 5500 w 127v a resistencia esta boa porem quando ligo dava um estouro pequeno e depois começava aquecer agora nao aquece mais e a resistencia quantinua boa sera que é opotenciometro ou tem alguma ideia do pode ser obrigada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo resolvi o problema da Ducha Hydra Star Music e da Hydra Fit de uma maneira simples e sem custo.
      Foi só retirar a resistência lixar os pinos onde ela se encaixa dentro da ducha até ficar sem o zinabro de ferrugem, o ideal e que fiquem com a cor do cobre e limpar os conectores da ponta da resistência.
      Esses conectores são de péssima qualidade, enferrujam e até derretem com o calor.
      Pra retirar o ferrugem de dentro dos conectores é um pouco difícil tem que usar algum produto para corroer o ferrugem.
      Optei por não trocar os conectores, mas acho que seria uma boa opção.
      Antes de recolocar a resistência aperte os conectores para entrarem bem justos e aumentar o contato da resistência com os pinos de conexão na ducha.
      Aqui em casa está funcionando perfeitamente há dias.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  70. olá...ducha thermosystem pressurizadora 7700w 220v, saem 2 fios vermelhos da placa...um vai para a bobina e o outro esta solto...algum esquema, foto ou dica de onde ele vai?!

    ResponderExcluir
  71. foi perdido o cano que si do chuveiro por onde entra a água e não conigoencontrar aqui na minha cidade, para um chuveiro thermosysten, pode me dizer onde encontrar

    ResponderExcluir
  72. Primeiramente parabéns pelo blog e pela disposição em ajudar.
    Estou com problema da ducha corona quatro estações (modelo antigo sem potenciômetro), a resistência é blindada e não queima porém parou de esquentar o que preciso trocar ?

    ResponderExcluir
  73. Onde comprar peças para ducha thermosystem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.ssreparos.com.br/loja/Placa-de-Controle-Potenci%C3%B4metro-da-Ducha-ND-220V-ThermoSystem-Hydra

      Excluir
  74. Bom dia tenho um chuveiro thermosystem troquei a resistência e agora quando desligo o chuveiro fica pingando água,e depois que vou usar demora pra vir água mas vem e funciona normal,mas o problema é esta água que não para,o que pode ser.

    ResponderExcluir
  75. bom dia amigos, meu chuveiro ficou só no quente... fui comprar o triac modelo: Q1205-Q6040k9-3AT50 fui na assistência eles não tem esse triac. procurei na internt e tbm não achei. tive que comprar um kit completo, o chuveiro ficou bom. Pergunta!!! alguem sabe me informar se o triac, tem que ser o mesmo valor do original ou posso por outro com o valor menor ou maior da potencial??????

    ResponderExcluir
  76. bom dia amigos, meu chuveiro ficou só no quente... fui comprar o triac modelo: Q1205-Q6040k9-3AT50 fui na assistência eles não tem esse triac. procurei na internt e tbm não achei. tive que comprar um kit completo, o chuveiro ficou bom. Pergunta!!! alguem sabe me informar se o triac, tem que ser o mesmo valor do original ou posso por outro com o valor menor ou maior da potencial??????

    ResponderExcluir
  77. bom dia amigos, meu chuveiro ficou só no quente... fui comprar o triac modelo: Q1205-Q6040k9-3AT50 fui na assistência eles não tem esse triac. procurei na internt e tbm não achei. tive que comprar um kit completo, o chuveiro ficou bom. Pergunta!!! alguem sabe me informar se o triac, tem que ser o mesmo valor do original ou posso por outro com o valor menor ou maior da potencial??????

    ResponderExcluir
  78. bom dia amigo estou com problema no meu termo systen, não regula mais a água, mas o Dimmer passa corrente norma, e não tem nada de queimado

    ResponderExcluir
  79. bom dia amigo estou com problema no meu termo systen, não regula mais a água, mas o Dimmer passa corrente norma, e não tem nada de queimado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo resolvi o problema da Ducha Hydra Star Music e da Hydra Fit de uma maneira simples e sem custo.
      Foi só retirar a resistência lixar os pinos onde ela se encaixa dentro da ducha até ficar sem o zinabro de ferrugem, o ideal e que fiquem com a cor do cobre e limpar os conectores da ponta da resistência.
      Esses conectores são de péssima qualidade, enferrujam e até derretem com o calor.
      Pra retirar o ferrugem de dentro dos conectores é um pouco difícil tem que usar algum produto para corroer o ferrugem.
      Optei por não trocar os conectores, mas acho que seria uma boa opção.
      Antes de recolocar a resistência aperte os conectores para entrarem bem justos e aumentar o contato da resistência com os pinos de conexão na ducha.
      Aqui em casa está funcionando perfeitamente há dias.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  80. Amigo bom dia
    Tenho uma Hydra Fit e outra Hydra Star Music, e as duas travaram na temperatura máxima, não consigo baixar a temperatura.
    A Hydra fit tem controle por uma haste e imagino um potenciometro, nela se eu deixo no frio e ligo o chuveiro a agua fica fria, porem quando rodo para aumentar a temperatura ainda no amarelo ela vai direto pro máximo.
    Na hydra Star Music o controle de temperatura é por controle remoto e mesmo deixando no zero ela sempre liga no máximo, o controle funciona e no painel os números da temperatura baixam, porém a temperatura fica sempre a mesma, no máximo.
    O que pode ser?
    Vc teria como arranjar essas peças para que eu possa trocar?
    Obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal resolvi o problema da Ducha Hydra Star Music e da Hydra Fit de uma maneira simples e sem custo.
      Foi só retirar a resistência lixar os pinos onde ela se encaixa dentro da ducha até ficar sem o zinabro de ferrugem, o ideal e que fiquem com a cor do cobre e limpar os conectores da ponta da resistência.
      Esses conectores são de péssima qualidade, enferrujam e até derretem com o calor.
      Pra retirar o ferrugem de dentro dos conectores é um pouco difícil tem que usar algum produto para corroer o ferrugem.
      Optei por não trocar os conectores, mas acho que seria uma boa opção.
      Antes de recolocar a resistência aperte os conectores para entrarem bem justos e aumentar o contato da resistência com os pinos de conexão na ducha.
      Aqui em casa está funcionando perfeitamente há dias.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  81. Meu chuveiro, duo shower, lorenzetti, parou de funcionar o regulador de temperaturas, agora fica quente o tmpo inteiro, eu acho esse potenciometro pra vender? e onde?

    ResponderExcluir
  82. Onde encontro o esquema eletrônico da placa de controle do Thermosystem 220 v

    ResponderExcluir
  83. Estava usando o chuveiro e do nada parou de esquentar. Já verifiquei e a resistência está normal. O que pode ter acontecido

    ResponderExcluir
  84. A água que entra no chuveiro é usada também como um dissipador de calor para o Triac ?

    ResponderExcluir
  85. Amigo boa noite. se puder gostaria muito de sua ajuda, o chuveiro funciona na temperatura "morno" dai ele esfria depois esquenta , quando desligo o turbo ele arma a temperatura ( nem sempre mas metade das vezes) estou querendo trocar o potenciômetro, o que vc acha que pode ser?
    chuveiro hydra optima eletrônica turbo 220v

    Desde já agradeço

    Luis

    ResponderExcluir
  86. Amigo boa noite. se puder gostaria muito de sua ajuda, o chuveiro funciona na temperatura "morno" dai ele esfria depois esquenta , quando desligo o turbo ele arma a temperatura ( nem sempre mas metade das vezes) estou querendo trocar o potenciômetro, o que vc acha que pode ser?
    chuveiro hydra optima eletrônica turbo 220v

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  87. Pessoal resolvi o problema da Ducha Hydra Star Music e da Hydra Fit de uma maneira simples e sem custo.
    Foi só retirar a resistência lixar os pinos onde ela se encaixa dentro da ducha até ficar sem o zinabro de ferrugem, o ideal e que fiquem com a cor do cobre e limpar os conectores da ponta da resistência.
    Esses conectores são de péssima qualidade, enferrujam e até derretem com o calor.
    Pra retirar o ferrugem de dentro dos conectores é um pouco difícil tem que usar algum produto para corroer o ferrugem.
    Optei por não trocar os conectores, mas acho que seria uma boa opção.
    Antes de recolocar a resistência aperte os conectores para entrarem bem justos e aumentar o contato da resistência com os pinos de conexão na ducha.
    Aqui em casa está funcionando perfeitamente há dias.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que eu coloco uma resistência nova, coloco 2 pingos de Oleo em cada um dos pinos elétricos. Isso evita a oxidação, e a retirada da resistência fica super fácil quando ela queima.

      Excluir
  88. Minha ducha, coloquei resistência nova, porém quanto vou diminui a temperatura a ducha fica aquecendo e esfriando, alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Pode ser um potenciômetro já desgastado pelo excesso de umidade. Se fosse no meu chuveiro, tentaria colocar um pouco de WD-40 para remover a umidade e melhorar o contato.

      Excluir
    3. Pessoal resolvi o problema da Ducha Hydra Star Music e da Hydra Fit de uma maneira simples e sem custo.
      Foi só retirar a resistência lixar os pinos onde ela se encaixa dentro da ducha até ficar sem o zinabro de ferrugem, o ideal e que fiquem com a cor do cobre e limpar os conectores da ponta da resistência.
      Esses conectores são de péssima qualidade, enferrujam e até derretem com o calor.
      Pra retirar o ferrugem de dentro dos conectores é um pouco difícil tem que usar algum produto para corroer o ferrugem.
      Optei por não trocar os conectores, mas acho que seria uma boa opção.
      Antes de recolocar a resistência aperte os conectores para entrarem bem justos e aumentar o contato da resistência com os pinos de conexão na ducha.
      Aqui em casa está funcionando perfeitamente há dias.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  89. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  90. Meu Chuveiro so esquenta se eu colocar a vareta no maximo, se nao ele nao esta esquentando, alguem sabe me ajudar nisso?

    ResponderExcluir
  91. Pode ser o potenciômetro já muito desgastado - só realiza o contato quando atinge o fim do curso.

    ResponderExcluir
  92. tenho um ducha hydra optima e a mesma só esta saindo agua pelo chuveirinho.

    ResponderExcluir
  93. Pode ser os furinhos por onde sai a água entupidos de sujeira.

    ResponderExcluir
  94. Posso trocar o potenciômetro para 400k no intuito de não alcançar a potência total do chuveiro?

    ResponderExcluir
  95. Acho que o correto seria colocar um potenciômetro de valor acima de 500K.

    http://www.portaleletricista.com.br/chuveiro-eletronico/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok obrigado, vou dar uma olhada lá.

      Excluir
    2. A potência que será entregue ao elemento de aquecimento, depende da resistência ajustada no potenciômetro. Temos dois casos:

      Resistência Pequena – Situação emque o disparo do DIAC ocorre no início do semiciclo, quando então passa a conduzir e por consequência dispara o TRIAC, esse último por sua vez aplica todo restante do semiciclo na resistência que irá aquecer a água, atribuindo a ela uma potência considerada elevada.

      Resistência Elevada – Situação em que o carregamento do capacitor será mais lento, proporcionando um disparo do DIAC que só ocorrerá ao fim de um semiciclo. Dessa forma restará apenas uma pequena parcela dele a ser aplicada peloTRIACno elemento de aquecimento, sendo a potência considerada então reduzida.

      Excluir
  96. Comprei um cano FAME com circuito controlador de potência refrigerado imbutido. Tem um fio vermelho com conector preto na ponta e um fio branco s/conector. Como saber se é 220 Volts e qual dos dois fios vai à rede e qual ao chuveiro? obrigado minha gente.

    ResponderExcluir
  97. Comprei um chuveiro Lorenzetti top jet eletronico, ele nao quer esfriar so fica quente, se coloco no minimo ele fica morno porem nao frio

    ResponderExcluir
  98. por favor onde compro esse potencializsdor 11958478862 me add no whats.. ele nao regula temperatura. fica trabado no quente... e um hydro eletronico turvo

    ResponderExcluir
  99. Encontrei o modelo do Triac para Lorenzetti top jet:
    BTB24-600B, o meu deve ser o de 6400W

    ResponderExcluir
  100. Olá amigo. Comprei um chuveiro corona smart eletronico (110v), mas comprei com a tensão errada já que aqui em casa é 220v. Ele ligou esquentou muito e depois não ligou mais. Troquei a resistência do chuveiro por uma de 220v mas ainda sim o chuveiro não quer esquentar. Será que o defeito está no triac? Existe uma forma fácil de testar isso? Tem como eu saber o modelo do triac para substituir ele?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  101. Tenho uma ducha Thermosystem Delus e quando coloco a vareta no laranjado, depois de 2 min a temperatura aumenta sozinho para o máximo, daí eu posso até colocar no verde que não baixa a temperatura. Tenho que desligar a água, esperar 5 segundos e ligar o chuveiro novamente para ter o controle da temperatura. Só que o chuveiro é teimoso e volta a aquecer no máximo mesmo a vareta não estando lá e não abaixa a temperatura, gerando um ciclo sem fim durante o banho. Pergunto: se eu fizer a substituição do potenciômetro, será que o chuveiro voltará a obedecer as temperaturas?

    ResponderExcluir
  102. Porque explodiu o triac do meu chuveiro, foi violenta a pancada, chegou desarmar o disjuntor

    ResponderExcluir
  103. Ola, tenho dois chuveiros Turbo eletronicos, um Hydra star Turbo e um thermosystem eletronica ND, os dois pararam de esquenta, entao verifiquei que era problema no potenciometro. a circuito dimmer do hydra estava torrado. Entao comprei os potenciometros novos (completos com circuito dimmer ja junto) e montei o chuveiro, mas na primeira vez que liguei o chuveiro torro de novo a placa do circuito dimmer. Alguem poderia me dar a dica da causa de estar queimando assim ?

    ResponderExcluir
  104. Boa noite, mudei de casa e estou verificando um problema de ajuste fino na temperatura ou seja ,pelando ou morna para fria....Estranho mesmo e de onde pode originar tal anomalia.Grato

    ResponderExcluir
  105. Olá, tínhamos um thermosystem dellus 220v com turbo, porém, o turbo queimou, apenas o turbo pelo que parece, pois desligando o turbo, funciona normalmente, porém, sem mta pressão eh claro. Gostaria de saber se isso pode ser arrumado ou não compensa? Pois o chuveiro era realmente mtooo bom... Mais de 4 anos e nem a resistência queimou. Vi no mercado livre que tem uns circuitos desse modelo pra vender, não sei se esse circuito incluiria o turbo. Mto obrigada.

    ResponderExcluir
  106. Olá, boa tarde.
    A ducha optima Hydra que possuo está vazando água pela haste de controle de temperatura. Isto pode ocasionar a queima da ducha? Obrigada.

    ResponderExcluir
  107. Minha ducha Termo System tá vazando água por cima do chuveiro e outros cantos quando abro a torneira. Por que isso ocorre? Como resolvo? Pode queimar? Será que posso levar um choque tomando banho? Obrigado. Guilherme

    ResponderExcluir
  108. Boa noite. Eu comprei Chuveiro / Ducha ThermoSystem Hydra Multitemperatura Spot 8T, 5.500 watts 127V, ele desliga quando eu abro o chuveirinho. Gostaria de saber qual o motivo? Alguém pode ajudar? Desde já agradeço a todos.

    ResponderExcluir
  109. boa tarde tenho uma ducha hidra optima de 8 temperaturas, quebrou a haste que muda o seletor,so fica na temperatura 6.7.8 tem como consertar e compensa? desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  110. sobre a ducha thermosystem 127v, os componentes do controlador são os mesmos descritos no 220v? (valores)

    ResponderExcluir
  111. minha ducha 127v potenciometro e resistencia ok, porem não liga a resistencia...me ajudem

    ResponderExcluir
  112. Opa troqueia placa potenciometro da minha ducha.porem quando liguei queimou novamente a placa.teria algum outro problema ou troco de ducha.essa é mto boa é aquela de ombro a ombro.nao queria me desfazer dela.obrigado

    ResponderExcluir
  113. Olá boa noite tenho um chuveiro optima hydra eletronico e começou a variar a temperatura daí ficava fria ou muito quente agora do nada só fica na potência total desmontei e percebi que o potenciometro está todo queimado e não vi mais coisas queimadas só um resistor c um traço escuro no centro mas não sei dizer se está queimado o q posso fazer pois o chuveiro e novo mas não achei a nota fiscal .será se trocar a placa do potenciometro resolveria .desde já muitíssimo obrigado

    ResponderExcluir
  114. To com um chuveiro hidra, não ta queimada a resistência, o dijunto ta passando corrente, os fios que lega no chuveiro ta bem conequitados,mas não esqueta??

    ResponderExcluir
  115. Meu esquenta só no 8e pouco que pode ser?

    ResponderExcluir
  116. Oi pessoal. O meu está com uma rachadura na peça onde o Diac fica montado, tem um dissipador de metal que fica em contato com a água, na lateral da borda abaixo dele, que é a peça de plástico, rachou de cima até a metade, provavelmente por causa do calor. Engenharia péssima, se fosse uma peça com um plástico melhor (parece ser de polipropileno) não estragaria assim. Com certeza essa empresa usa e abusa da obsolescência programada. Vou tentar arrumar com veda calha, vamos ver...

    ResponderExcluir
  117. Descobri o nome da peça que rachou..."Acoplamento da resistência". 24 reais no Mercado Livre. Nem dá vontade de comprar, acho que vou trocar de marca e rezar para que o outro dure mais.

    ResponderExcluir
  118. bom dia eu abri a ducha aqui em casa e eu entendo um pouco de eletronica e visualmente eu encontrei um resistor (R4) me parece ser marron-preto-dourado-dourado gostaria apenas da confirmaçao pois ele esta estourado e as duas cores finais estao um pouco dificeis de confirmar ,o chuveiro nao liga nao da nenhum sinal de vida acredito que este resistor trabalhe como se fosse um fisistor de entrada e que abriu devido a alguma sobrecarga ele esta sendo usado em 110 volts

    ResponderExcluir
  119. Tenho duas Ducha Eletrônica Thermosystem Turbo 7700W - 220V controle, comprei em 2010 sempre funcionou perfeitamento agora um deles fica vazando água, tenho fechar a chave da agua, como devo corrigir este problema

    ResponderExcluir
  120. Bom dia!

    Alguém tem o esquema da placa eletrônica da Hydra FIT?
    Preciso trocar os componentes, mas não tem as descrições na placa, somente do potenciômetro de 500k.

    ResponderExcluir
  121. Olá. Tenho uma ducha eletrônica Hydra Polo Max. Queimou a resistência com 2 meses de uso. Até aí tudo bem. Agora com 6 meses simplesmente não esquenta mais. Revi a instalação, troquei a resistência e nada, nem sinal de esquentar. Água gelada mesmo. O que pode ser?

    ResponderExcluir