Problema: A cafeteira passou a não esquentar mais e em consequência não passando mais o café.
As cafeteiras elétricas são bastante simples na sua concepção e de fácil manutenção. Os problemas mais comuns são a queima do fusível térmico, a queima da resistência e ainda a falha no sensor termostato.
Na cafeteira a seguir mostro a substituição da resistência que foi o que queimou.
Para abrir a cafeteira deve-se remover os pés de borracha pois abaixo sempre há algum parafuso. Removendo todos os parafusos da tampa inferior é possível acessar o conjunto responsável pelo aquecimento.
Para remover o conjunto basta soltar os dois parafusos da chapa de fixação.
Os fios são prensados na peça sendo necessário cortá-los para remoção.
Adquiri o kit da resistência no mercado livre com o vendedor Humberto Bordon que me enviou prontamente o kit a um preço muito bom.
Durante a montagem identifiquei que a resistência anterior tocava em poucos pontos a bandeja da jarra podendo ser este o motivo da queima. Para que o problema não se repita, lixei a resistência nova com uma lixa esticada em uma superfície plana garantindo assim um melhor contato entre as peças. Além de lixar utilizei na montagem pasta térmica que também auxilia na condução do calor.
A conexão dos fios com a nova resistência deve ser feita através de terminais prensados nos fios e não com solda pois o estanho certamente derreterá durante o uso da cafeteira.
Feito o reparo era hora do teste, e ao ligar a cafeteria já foi possível observar a temperatura aumentar na chapa de aquecimento da jarra.
Após montar é sempre bom passar algumas vezes apenas água para fazer uma limpeza dos componentes internos que ficam em contato com a água.
A forma de fazer manutenção neste tipo de cafeteira é parecida com todas do mesmo tipo e marcas. Aplica-se para as cafeteiras CP15, CP30, Mallory, Walita, Mondial, Electrolux e por diante...
É isso aí,
Anderson.