sábado, 7 de junho de 2014

Aspirador de Pó Britânia Ligado Direto

Cliente: Ana
Equipamento: Aspirador de Pó Britânia ASP 1650 Turbo
Problema: Ao conectar o aspirador na tomada este fica sempre com o motor ligado mesmo pressionando o botão liga/desliga.

Para desmontar este aspirador é bastante simples, basta remover os seis parafusos que o fecham e separar as duas grandes carcaças. 


Ficará bem evidente onde está o interruptor causador do problema. 


Para este caso optei em reparar o interruptor que estava com seus contatos colados, separei eles e fiz um polimento com lixa 1200. 
A chave de liga/desliga é de fácil desmonte mas se preferir procure uma nova em alguma assistência técnica.

Um abraço à todos.

Anderson.





Caixa de Som Satellite Sem Som no Subwoofer

Cliente: Cláudio
Equipamento: Caixa de som Satellite
Problema: Não há saída de som em uma das caixas e no subwoofer.

Essa manutenção foi apenas uma ressolda na placa eletrônica pois não queimou nenhum componente e devido a baixa qualidade da solda estes vieram a falhar.


Para desmontar esta caixa deve-se remover os parafusos na parte traseira conforme mostra a imagem:


Com a placa eletrônica exposta foi só ressoldar os pontos que estão com problema


Após a solda a caixa funcionou normalmente.

Abraço a todos,
Anderson.



Mola da Chave Canivete VW Solta

Cliente: Eder
Equipamento: Chave canivete VW original
Problema: Após um tempo de uso a mola interna da chave não mantinha a chave aberta e travada

O uso de chaves canivete está bem comum hoje em dia ao mesmo tempo os problemas com a mola que a mantém aberta também.
A seguir mostrarei algumas imagens de como abrir a parte da lâmina da chave e no youtube é possível achar como abrir para trocar a bateria do alarme e etc.

O primeiro passo é separar a parte dos botões do alarme com a eletrônica da parte mecânica que tem a lâmina:


Após abrir a chave teremos as duas partes: a eletrônica e a lâmina.


Para abrir a parte da lâmina é necessário remover o símbolo que solta quando o contornamos com um estilete. Ficará ainda a chapa de metal que deverá ser dobrada para dar acesso ao parafuso.



Removendo o parafuso é forçar as carcaças para fora que estas soltarão.


É importante cuidar para não perder o transponder responsável pelo CodeKey da chave, sem ele o carro não liga.

Feito isto o próximo passo é montar a chave criando pressão na mola e também entendendo o que aconteceu, pois não é normal a mola se soltar exceto se algo quebrar dentro da chave. Neste caso a quebra foi pequena e permitiu que apenas remontando esta voltasse a funcionar.


Para fazer a montagem deve-se posicionar a mola da peça 1 no pequeno eixo que existe na peça 2, colocar sobre a peça 1 a peça 3 (lâmina) e girar uma ou duas voltas para criar a pressão desejada na ação "canivete". Lembre-se de manter o conjunto pressionado contra a peça 2. Por fim tampe tudo com a peça 4. Durante a montagem procure entender o movimento da peça para posicioná-la corretamente.

Para a montagem final é colocar o parafuso, desdobrar a chapa que segura o símbolo e colar o emblema.


Espero ter ajudado.

Abraço à todos!

Anderson.


Motor da Trava Elétrica do Gol G5 2009

Cliente: Anderson
Equipamento: Trava elétrica original do Gol G5 / Fox / Voyage / Saveiro
Problema: A trava não funciona.

Um problema muito comum nas travas elétricas é a queima do motor que faz o pino subir e descer. Não é uma tarefa simples arrumar, requer uma certa habilidade para desmontar a porta e a própria fechadura e é isso que mostrarei nas imagens à seguir.

Outro fato é que dificilmente conseguimos o modelo exato da fechadura para substituir no carro, neste caso utilizei o motor de outra fechadura que era de uma porta traseira de um Fox sendo que no Gol o motor queimado era o da porta do motorista, sem problemas, o motor é o mesmo. O motor também pode ser comprado no mercado livre.

O primeiro passo é desmontar a forração da porta para isso remova os parafusos indicados:



Após remover os parafusos é necessário forçar a forração para fora, começando pela parte de baixo e das laterais, depois é só desencaixar da calha que faz o acabamento com o vidro e o pino da trava.

Removido a forração desconecte os cabos, o cabo de abertura da porta e remova as fitas que dão acabamento, lembre-se de não estragar o plástico pois é este que evita que entre água no carro.



Feita a parte interna vamos para os parafusos da fechadura, nestes é necessário atenção quanto ao parafuso que segura o tambor da chave junto a maçaneta (seta amarela na imagem). Este deve ser desparafusado até soltar o tambor da chave, para isso mantenha uma das mãos puxando o tambor para fora. Não se deve remover este parafuso pois ele segura uma chapa responsável por travar o tambor e quando isto solta é muito ruim para colocá-lo novamente.



Removido o tambor, deve-se desconectar o cabo que faz a porta abrir quando puxamos a maçaneta, utilize uma chave de fenda pequena e puxe para fora o terminal de plástico.



No interior da porta novamente, deve-se soltar o parafuso da calha do vidro, pois esta atrapalha na hora de remover a fechadura do carro.


Para retirar a fechadura de dentro da porta são necessárias algumas manobras mas nada impossível.

Com a fechadura em uma bancada pode-se então desmontá-la

Removendo os parafusos da parte traseira e da lateral onde tem a chapa de metal, deve-se liberar as travas que auxiliam no fechamento da peça. Após isto com algumas manobras na alavanca de abertura (a que tem o pequeno cabo de aço) a fechadura abre em duas.

Bom, a troca do motor não tem segredo, basta marcar a posição dos fios antes de desconectar, pois se der errado, somente depois de tudo montado é que saberás que esta errado!

Evite utilizar um motor que não tenha o eixo alongado, pois se o fizer a peça de latão que faz girar a engrenagem vai desgastá-la em pouco tempo.

Na hora da montagem, posicione primeiro a mola do mecanismo indicado pela seta amarela e siga montando o restante. 

Antes de montar no carro, atue a fechadura manualmente para ver se está fechando, travando e abrindo corretamente, pois se alguma mola soltar é certeza que não vai funcionar depois de montada no carro.

Na dúvida procure uma auto elétrica ou troque a peça inteira.

Se tiverem mais algum passo que não lembrei de colocar aqui no blog, por favor deixem comentários.

Um abraço a todos!

Anderson.